55 anos de Mineirão

O estádio localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte, é considerado a casa dos times da capital

No último sábado (05), o Estádio Governador Magalhães Pinto completou 55 anos. O Mineirão, como é chamado, foi palco de eventos inesquecíveis não somente para o futebol mineiro, mas também mundial. A data foi celebrada por torcedores e clubes de Minas Gerais.

São 55 anos de história, marcados por finais de Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, importantes confrontos de Copa das Confederações, Olimpíadas, Copa América e Copa do Mundo.

A partida que marcou a inauguração do Estádio de Minas, como era nomeado na época, foi o confronto entre a Seleção Mineira e o River Plate, realizado no dia 05 de setembro de 1965. A equipe local venceu pelo placar de 1 a 0.

Dois dias após a partida de abertura, em um evento festivo, a Seleção Brasileira, formada por atletas do Palmeiras, jogou pela primeira vez no estádio e ganhou da Seleção Uruguaia por 3 a 0.

Por falar em Seleção e Mineirão, é impossível não mencionar o confronto entre Brasil e Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, considerado uma das partidas mais marcantes já realizadas no estádio. A vitória expressiva da Seleção Alemã pelo placar de 7 a 1 ainda se faz presente na memória dos brasileiros.

Os clubes mineiros e o Mineirão

No ano de 1966, o Mineirão foi palco de um confronto histórico em que o Cruzeiro, de Tostão e Dirceu Lopes, venceu o espetacular Santos, de Pelé, pelo placar de 6 a 2 na primeira partida da final da Taça Brasil.

Ademais, o estádio sediou especiais conquistas cruzeirenses, como as Copas do Brasil de 1993, 1997, 2000, 2003 e 2017, diante de Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Flamengo, a Copa Libertadores de 1997, diante do Sporting Cristal, e os Campeonatos Brasileiros de 2003, 2013 e 2014.

Recentemente, a equipe feminina do Cruzeiro jogou pela primeira vez no Mineirão. A histórica partida foi diante do Grêmio, válida pela 6ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro feminino. O time celeste foi derrotado por 2 a 1.

Para o Atlético, o “Gigante da Pampulha” foi o cenário de conquistas inesquecíveis, como a Copa Libertadores de 2013, no qual o clube alvinegro venceu o Olímpia nos pênaltis e sagrou-se campeão da América.

Outro triunfo de grande importância para o Atlético, no Mineirão, foi o primeiro título da Copa do Brasil, conquistado em cima do Cruzeiro, seu maior rival, após dois placares favoráveis para o time atleticano.

Em março de 2019, o estádio recebeu o primeiro clássico feminino. A partida entre as equipes de América e Atlético encerrou o evento ‘Voe Mulher’. O jogo foi vencido pelo time americano, por 3 a 0.

No Mineirão, o América conquistou títulos do Campeonato Mineiro e a Copa Sul-Minas, realizada no ano de 2000, vencendo o Cruzeiro pelo placar de 2 a 1.

Segundo o site do Mineirão, a partida com maior público presente foi Cruzeiro x Villa Nova, com 132.834 torcedores. Na oportunidade, o time celeste foi o campeão mineiro de 1997. Assim como América, Atlético e Cruzeiro, o Villa Nova também parabenizou o estádio pelo seu aniversário.

Mais do que a casa dos clubes de Minas Gerais, o Mineirão também é casa dos torcedores, personagens que também são protagonistas e ajudaram a escrever 55 anos de uma bela história.

Foto de destaque: Reprodução/Agência i7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s