Como ficam as próximas Copas do Mundo?

Entenda como, onde e quando serão as próximas Copas

As Copas do Mundo de futebol ocorrem a cada quatro anos. A masculina nos anos pares e a feminina, nos ímpares, sempre no ano seguinte à masculina.

A última Copa dos homens aconteceu em 2018, na Rússia. Essa edição foi a 21ª do torneio internacional de futebol masculino e a primeira a ser realizada na Rússia. Teve a Seleção Francesa como campeã, a Croácia como vice e a Bélgica, terceira colocada.

A última Copa das mulheres aconteceu em 2019, na França. Essa edição foi a 8ª do torneio internacional de futebol feminino, e a primeira a ser sediada na França. Os Estados Unidos conquistaram essa edição e concretizaram o quarto título no Mundial. Os Países Baixos conquistaram o vice-campeonato e a Suécia, o terceiro lugar.

Seguindo o intervalo de quatro anos, a próxima edição da Copa masculina ocorrerá em 2022 e a feminina em 2023.

2022 – Copa Masculina

A 22ª Copa do Mundo de futebol masculino ocorrerá pela primeira vez no Oriente Médio, sendo Qatar o país sede. Devido às altas temperaturas do verão do país, que ocorre justamente no período que geralmente as Copas são marcadas (junho e julho), essa edição ocorrerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

A Copa do Qatar será realizada em 28 dias, quatros a menos que as outras edições. Por isso, a Fifa precisou distribuir quatro jogos por dia em quatro horários diferentes. Aliado a isso, a dimensão territorial do Qatar (11,6 mil km²) possibilitará que a mobilidade das seleções entre as cidades seja feita de ônibus e leve um tempo menor.

Os jogos foram distribuídos em cinco cidades e oito estádios, sendo 55km a maior distância entre os campos que receberão as seleções. Essa circunstância, aliada aos horários próximos dos jogos, possibilitará que os torcedores assistam mais de um jogo por dia.

Quanto aos fusos, a Fifa pretende ajustar os horários dos jogos para que todos os torcedores consigam acompanhar a transmissão em horários acessíveis em seus respectivos países. A ideia da Fifa para os jogos do Brasil, caso se classifique, é que ocorram às 16h, 19h e 22h nos horários locais, respectivamente 10h, 13h e 16h no horário de Brasília.

A abertura ocorrerá dia 21 de novembro, às 13h (7h no Brasil), e a final será em um domingo, 18 de dezembro, às 18h (12h aqui).

2023 – Copa Feminina

A 9ª Copa do Mundo de futebol feminino ocorrerá pela primeira vez na Oceania, simultaneamente em dois países que ainda não foram palco do Mundial. Austrália e Nova Zelândia sediarão o torneio internacional de 2023, que acontecerá entre os dias 10 de julho e 20 de agosto.

A Copa da Austrália e Nova Zelândia será a primeira a receber 32 equipes para a disputa, já que as anteriores contaram apenas com 24 seleções. A mudança foi feita para igualar o número de participantes da Copa feminina ao da masculina, mas só por essa edição, já que a partir de 2026 o torneio masculino contará com 48 equipes.

De início, Colômbia, Austrália e Nova Zelândia (juntas), Japão e Brasil se candidataram para país sede da Copa de 2023. No final, só os primeiros três países mantiveram a candidatura. No dia 25 de junho, após as votações, a Fifa anunciou que a candidatura conjunta havia vencido.

Um dos fatores da saída do Japão foi a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Pelo lado do Brasil, um dos fatores que culminou na sua retirada foi a análise da documentação da candidatura brasileira, onde a Fifa “considerou que não foram apresentadas as garantias do Governo Federal e documentos de terceiras partes, públicas e privadas, envolvidas na realização do evento”.

Por enquanto, mesmo com o advento da pandemia, as datas e locais das duas Copas estão mantidos.

Foto de destaque: Reprodução/Logo da Copa de 2022 e da candidatura Australiana e Neozelandesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s