Opinião: O nível da temporada 2020 no Brasil

O Brasileirão é um dos campeonatos que mais rendem assuntos na mídia esportiva. Isso devido a muitos fatores: o calendário puxado da CBF, a precariedade no futebol feminino, muitos times disputando títulos lado a lado

Desde que se instaurou o modo dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, o assunto “NÍVEL FUTEBOLÍSTICO” sempre vem a tona. Será mesmo que, apesar de muitos times disputarem o título lado a lado, o nível apresentado dentro de campo é algo a se comemorar?

Em 2020 essa pergunta ficou ainda mais pertinente. A pandemia da Covid-19 fez todos os campeonatos pararem de vez: estaduais, Libertadores da América, Copa do Brasil e afins. Assim como sabemos que foi necessário a parada do futebol, sabemos também que quando os jogadores (as) ficam parados por muito tempo, o rendimento dentro de campo cai totalmente. Atletas fora de forma e com pouco entrosamento são duas das consequências que mais pesam dentro de campo.

Após a retomada das partidas no Brasil ainda sem público presente nos estádios, conseguimos notar que o nível de alguns times decaíram em comparação ao ano passado, mesmo mantendo a mesma equipe. Porém, deixando de lado um pouco essas duas consequências, a gente pode falar sobre algo que, infelizmente, ainda estamos sem previsão de acabar: a pandemia.

O nível do futebol brasileiro, que já é constantemente contestado pelo mundo, nessa temporada será ainda mais. Jogadores ficando fora das partidas horas antes por terem testado positivo para o vírus, é um dos motivos. A equipe fica desfalcada pouquíssimo tempo antes dos jogos, sem tempo para montar alguma solução para os 90 minutos. O time fica mesclado entre titulares e reservas, jogadores fora da posição de origem e ainda o medo de se infectar dentro de campo.

Com todas essas questões, será que podemos dizer que, essa temporada realmente teremos um campeonato mais fraco? Que o campeão será o time que menos sofrer com resultados positivos dos testes? São questões que podemos analisar após as 38 rodadas. Mas uma coisa é certa, será o Campeonato da imprevisão.

Foto de destaque: CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s