Pose com a medalha de ouro olímpico conquistada. Foto: Ivan Pacheco/Veja.com

Há quatros anos, Brasil conquistava o primeiro ouro olímpico no futebol masculino

A  ponta do pódio ocorreu na edição dos jogos realizada no Rio de Janeiro

Exatamente há quatro anos, no dia 20 de agosto de 2016, o Brasil conquistava um título inédito dentro do cenário de futebol masculino: o ouro em uma Olimpíada. Após receber a medalha de prata nos anos de 1984, 1988 e 2012, a premiação mais esperada aconteceu, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, entre uma disputa com a Alemanha. 

O caminho da Seleção canarinho até a final foi feito pela seguinte sequência: nas duas primeiras partidas da fase de grupos, empates de zero a zero com África do Sul e Iraque. Na terceira disputa, vitória de 4 a 0 em cima da Dinamarca, o que garantiu a primeira posição na colocação da chave. Nas quartas e na semifinal, vitória sobre a Colômbia, por 2 a 0, e Honduras, por 6 a 0.

Na disputa final, com a tão temida Alemanha, Neymar fez o gol de falta e Meyer empatou no segundo tempo. Nas penalidades, as oito cobranças realizadas se deram em gols. O lance em que fez o Brasil ser campeão foi marcado por uma defesa de Weverton, quando o artilheiro Peterson tentou marcar. Neymar teve a responsabilidade de converter seu chute em medalha de ouro, após falha do alemão, e assim o fez. 

Sob comando do técnico Rogério Micale, alguns dos principais destaques deste elenco foram Neymar, Renato Augusto, Weverton, Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa, Luan e Rodrigo Caio.

Fifa destacou a conquista

Publicação da FIFA relembrando a conquista brasileira. Imagem:Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter Fifa

A entidade responsável pelo futebol mundial, Fifa, também relembrou a conquista brasileira em sua rede social. Na publicação, foi destacada a trajetória do atacante Neymar Júnior, seus gols e participações decisivas para a conquista do único título que faltava para o futebol masculino brasileiro.

Foto de destaque: Ivan Pacheco/Veja.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s