Copa América: Conmebol divulga calendário e mudança para a próxima edição

Adiada por conta da pandemia, a competição continental acontecerá em 2021, com mudanças inéditas

Assim como todas as competições de futebol, a Copa América precisou sofrer algumas mudanças por conta da pandemia da Covid-19. A principal delas foi o adiamento das datas, já que o torneio seria disputado entre junho e julho deste ano e agora será no mesmo período do ano seguinte.

Contudo, essa não foi a única mudança definida pela Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol. O conselho da entidade anunciou, após uma reunião, que adicionou em seu regulamento uma permissão que é um tanto quanto “estranha” para competições de curta duração. Além das substituições por conta de lesão, as seleções poderão trocar até três jogadores da lista de convocados ao término da fase de grupos.

De acordo com a entidade, a nova regra permite uma flexibilização maior na convocação dos jogadores, assim como também pode-se dizer que é uma decisão tomada em decorrência da pandemia, para poupar aqueles que tiveram maior desgaste e melhorar o desempenho das seleções nas fases finais.

As mudanças de datas alterou muitas competições de futebol pelo mundo e, com isso, alguns jogadores tiveram de enfrentar uma verdadeira maratona de partidas. Os atletas convocados após a fase de grupos poderão juntar-se às delegações após mais de 20 dias, ficando conforme seu time avançar na competição.

A Conmebol divulgou também o calendário completo desta edição, que terá pela primeira vez dois países como sedes.

Conforme o novo formato, cada grupo terá seis seleções e as quatro melhores de cada um passam para as quartas de final. O grupo A terá como sede a Argentina e, além do país anfitrião, é também composto pelas seleções de Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Austrália, que compete no torneio dos países asiáticos assim como Catar, outra seleção convidada que esteve na edição de 2019 e divide o grupo B com Brasil, Colômbia, Venezuela, Peru e Equador.

Foto: Divulgação/Conmebol

Na Argentina, as cidades que receberão os jogos serão a capital Buenos Aires, Córdoba, La Plata, Santiago del Estero e Mendoza. Já na Colômbia, os jogos acontecerão em Cali e Medellín, além da capital Bogotá. Com isso, as etapas finais também já possuem locais definidos. As quartas de final e a semifinal acontecerão na Argentina, enquanto o terceiro lugar e a final serão decididos na Colômbia, em Bogotá e Barranquilla, respectivamente.

A Copa América iniciará dia 11 de junho de 2021, com a partida entre Argentina e Chile. O Brasil, terceiro maior ganhador da competição, com nove conquistas, jogará no dia 13, contra a Venezuela, em Medellín, na Colômbia. Para ver o calendário completo das partidas, clique aqui.

Foto de destaque: Divulgação/Conmebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s