1991: um marco mundial para o futebol feminino

Conheça a história da primeira Copa do Mundo de futebol feminino

O fim da década de 80 marcou a história do futebol feminino. Isso porque foi nessa época que a FIFA começou a dar mais atenção à categoria e passou a organizar o que viria a ser, alguns anos depois, a primeira Copa feminina.

A primeira Copa do Mundo de futebol feminino aconteceu em 1991, 61 anos depois do primeiro Mundial masculino. A inauguração global da disputa feminina aconteceu na China, entre os dias 16 e 30 de novembro.

Doze equipes disputaram o primeiro título global, sendo elas: Estados Unidos, Nigéria, China, Japão, Taipei, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Itália, Nova Zelândia e o Brasil.

A primeira seleção feminina a ser campeã do mundo foi a dos Estados Unidos. Na final contra a Seleção da Noruega, as americanas levaram a melhor com o resultado de 2 a 1. A Suécia conquistou o terceiro lugar.

O Brasil na Copa

Cinquenta anos antes da primeira Copa feminina, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto-lei 3.199 de 14 de abril de 1941 que previa, no artigo 54, a proibição de mulheres à prática de esportes “incompatíveis com as condições de sua natureza”. O decreto foi revogado em 1983 e, nove anos depois, as brasileiras estreavam no primeiro Mundial feminino.

O elenco da Seleção Brasileira que inaugurou a disputa das Copas do Mundo era formado majoritariamente por atletas que jogavam pelo time carioca Radar Esporte Clube. Eram elas: Meg, Rosa Lima, Marisa, Elane, Marcia Silva, Fanta, Marilza, Solange, Adriana, Roseli, Cenira, Miriam, Márcia Tafarel, Nalvinha, Pretinha, Doralice, Rosangela Rocha e Maria Lúcia. O comandante da Seleção era Fernando Pires.

A equipe brasileira estreou na Copa em um jogo contra o Japão e concretizou a vitória por 1 a 0. Na segunda atuação, contra as americanas, as brasileiras perderam por 5 a 0. No terceiro jogo, a derrota de 2 a 0 para as suecas marcou a eliminação da equipe, que não chegou a se classificar para a segunda fase.

Foto de destaque: Reprodução/Logotipo oficial da Copa do Mundo feminina de 1991

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s