Fim da ‘Era Messi’? O que está acontecendo com o Barcelona?

No último jogo do dia 15, decisivo para o futuro do time em busca da Champions League, o time catalão levou um total de 8 gols do time alemão Bayern de Munique

Fortes emoções. Essa é a expressão que marcou os dois tempos de um jogo que parou o mundo. E o inexplicável aconteceu. Como um time, que detém uma quantidade de títulos altíssima (30 taças regionais, 74 nacionais, 19 continentais e 4 mundiais), conseguiu passar por todo esse sufoco contra o Bayern, fechando um placar de 8 a 2?

Se tiver que chegar novo sangue, eu sou o primeiro a sair desse clube”, declarou Piqué em entrevista pós-jogo.

E essa frase denota a real situação que um dos clubes mais aclamados do mundo se encontra. O que está acontecendo?

O futebol mundial está realmente em crise. A paralisação por conta da pandemia e todos os outros fatores derivados tiveram um reflexo real sobre o desempenho dos times por todo o mundo.

Todas as últimas eliminações do Barça em uma Champions foram com um saldo de gols do adversário muito além do esperado. E o leque de dúvidas e incertezas fica cada vez mais demarcado.

Seria o fim de uma era? O fim da ‘Era Messi’? Como um dos maiores do mundo permitiu com que isso acontecesse? Essas inquietações afligem cada vez mais o coração dos torcedores e fanáticos pelo jogo.

O maior culpado, de acordo com os torcedores e as redes sociais, foi o trabalho mal ministrado do agora ex-técnico Quique Setién. O treinador não foi capaz de administrar o porte do time ou organizar as colocações de forma estruturada. Deixar com que tudo isso chegasse ao ponto que chegou foi a maior causa da revolta.

Grandes nomes estão em risco. Piqué, como dito anteriormente, já afirmou que se precisar sair, ele se retira do time. Jogadores que antes apresentavam atuações exemplares, como Suaréz, Vidal e Busquets, têm apresentado um desempenho apagado. Um desempenho que nem se compara com o futebol a nível Champions. Os jogadores mais novos, ‘carnes frescas’ do time, como Semedo e Lenglet, estão ofuscados.

E quanto ao Messi? Incertezas. Ninguém sabe o futuro do craque ou o porquê estar tão apagado. Seis vezes nomeado o maior do mundo e com um crédito de 34 títulos em 33 anos de vida, o argentino é alvo de especulações no mercado europeu.

Um dos boatos é que o jogador teria até mesmo comprado uma cobertura em Milão e planejava sua mudança. E agora, na tarde deste dia 16, se confirmou. Divulgado pelo ‘Esporte Interativo’, o craque estaria comunicando ao Barcelona que quer deixar o time imediatamente.

Tudo isso seria aparentemente uma falta de projeto esportivo dentro do clube. O Barcelona tem enfrentado grandes temporadas sem títulos e com os maiores vexames nunca antes vistos. Além do mais, para o clube, seria uma perda inenarrável, já que não detém capacidade financeira de realizar novas contratações ao nível esperado.

Mas todas essas incertezas não têm solução. E o que será do gigante Barcelona ninguém sabe. Mas o que pode-se afirmar, sob um ponto de vista técnico, é que talvez seja o fim de uma geração, aquela mesma que sofreu os embalos de Guardiola.

Foto de destaque: Albert Gea/Reuters

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s