Brasileirão até o carnaval: em meio à pandemia, desafios sondam o campeonato que irá até 2021

A competição nacional deve acontecer até o dia 24 de fevereiro de 2021

Após quatro meses sem jogos, o futebol brasileiro voltou com suas competições. Porém, a parada decorrente da pandemia do coronavírus trouxe consigo novos protocolos durante as partidas e um novo calendário para o Campeonato Brasileiro de 2020. Desta forma, a competição tem fim marcado para o dia 24 de fevereiro de 2021, ultrapassando os feriados de fim de ano, como natal e ano novo, e até mesmo o carnaval.

Com apenas duas rodadas disputadas, o Brasileirão já provou certo riscos aos participantes, pois houve necessidade de adiar partidas após confirmações de jogadores com a Covid-19. Então, com jogos marcados para dezembro e janeiro, a preocupação agora vai além da saúde física dos jogadores, também será necessário cuidado com a saúde mental.

Afinal, o período em que eles costumam estar de férias será preenchido pela pressão por posições cada vez melhores no campeonato nacional, e o lado psicológico de passar por tudo isso em meio à pandemia não pode ser ignorado.

Desta forma, a fim de estreitar o tempo entre algumas rodadas para mudar o calendário atual e possibilitar a chance de um recesso no fim do ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) selaram um acordo que diminui o tempo entre duas partidas do mesmo time para 48 horas em 2020 (normalmente, o prazo mínimo é 66h).

Outro desafio a ser enfrentado pelos clubes com a nova programação do Brasileirão é a janela de transferências do futebol europeu, que abre em janeiro e poderá desfalcar elencos na reta final do Campeonato Brasileiro.

Com as adversidades deste ano, o futebol está se reinventando e os profissionais terão que se adaptar às mudanças sem sequer saber direito quais serão elas. Cabe a nós, também, nos adaptarmos e estar junto com nossos times, mesmo que longe. Afinal, o presente é incerto e o futuro mais ainda.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF + edição Ágata Luz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s