Torcedoras de todo o Brasil lançam a campanha #MantoDasMina

O movimento vem contando com a mobilização de diversos apoiadores nas redes sociais

Na última semana, por meio de um vídeo divulgado no perfil do Twitter ‘Manto das Mina’, um grupo de torcedoras se uniram para reivindicarem aos clubes e seus fornecedores maior disposição de produtos esportivos das linhas femininas completas no mercado.

Geralmente, poucas opções de produtos esportivos voltados para as mulheres são encontrados para comercialização, comparados à quantidade de artigos disponibilizados na linha masculina.

Pensando nesse problema enfrentado por muitas torcedoras, as cruzeirenses Ana Paula Machado e Emanuele Lopes idealizaram a campanha #MantoDasMina.

Essa luta já é antiga. Quando a fornecedora do Cruzeiro era a Umbro, houveram muitas reclamações por camisas de goleiro, principalmente, que não têm para a linha feminina. A resposta da Umbro é que não teria demanda e nós não aceitamos isso. A gente sabe o quanto as mulheres são consumidoras. Semana passada, teve uma campanha na torcida do São Paulo para que as torcedoras mostrassem suas camisas, algumas cruzeirenses viram o movimento e subiram uma hashtag. Vendo isso, pensei que nós precisávamos de uma campanha que chame atenção, que as pessoas assistam e entendam que nós queremos passar uma mensagem importante. Mandei uma mensagem para a Manu, ela topou e deu a ideia de chamar mais torcedoras para participarem”, explicou Ana.

Diversas torcedoras de todo Brasil têm se mobilizado em prol do movimento. Gi, Nanda e Isabella, torcedoras de Grêmio, Fluminense e Goiás, respectivamente, participaram da ação e apresentaram importantes dados no vídeo.

De acordo com a ‘Netshoes’, em 2018 houve um crescimento de 55% das vendas de produtos da linha feminina. Elas também relataram que mais de 1 bilhão de pessoas acompanharam a Copa do Mundo de futebol feminino da França e que, em 2019, a camisa feminina da Seleção Brasileira foi a mais comercializada.

As informações levantadas pelas torcedoras reafirmam uma questão ainda não naturalizada por muitos e um discurso no qual as mulheres ainda precisam repetir: mulheres consomem futebol.

A campanha vem conquistando a atenção de diversas pessoas. Em seu perfil do Twitter, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, se posicionou de forma positiva diante da ação, alegando que o clube está trabalhando para melhorar e atender as reivindicações feitas.

Segundo o ‘Manto das Mina’, em menos de 24 horas o vídeo de abertura, que contou com a participação de torcedoras do Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, São Paulo, Sport, Grêmio, Goiás, Bahia, Internacional e Palmeiras, obteve mais de 75 mil visualizações, e o perfil no Twitter ganhou mais de 500 seguidores.

A campanha prossegue e o ‘Manto das Mina’ segue em busca de mais torcedoras para a próxima mobilização. As meninas criaram um perfil no Instagram, TikTok e, futuramente, criarão um canal no YouTube. A luta e a união em prol da ampliação de produtos das linhas femininas completas no futebol continua.

Estamos chamando torcedoras de outros times, que queiram participar e abraçar a causa, porque nós queremos o resultado para todas as mulheres e todos os clubes”, finalizou Ana Paula.

Imagem de destaque: Gustavo Brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s