Rede Globo não irá mais transmitir o Campeonato Carioca. Foto: Reprodução/Rede Globo

Rede Globo rompe contrato de transmissão do Campeonato Carioca

Decisão foi motivada pela atitude do Flamengo em jogo contra o Boavista

Nesta quinta-feira (02), na parte da manhã, a Globo trouxe uma novidade em relação ao Campeonato Carioca. Após a quebra de exclusividade dos clubes que disputam a competição e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), a emissora decidiu rescindir o contrato de transmissão dos jogos.

Uma das motivações foi o fato do Flamengo ter transmitido a partida contra o Boavista em suas redes sociais. O clube se baseou na recente Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro que altera artigos da Lei Pelé os direitos de imagem e som das competições brasileiras.

Com isso, não haverá exibição dos jogos que compõem a última rodada da Taça Rio, como Vasco x Madureira e Macaé x Fluminense. Mesmo assim, o grupo de comunicação decidiu manter os pagamentos de 2020 aos clubes.

Leia a nota completa divulgada pela emissora:

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso.

A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais“.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s