Futebol feminino ganha chuteira exclusiva para as mulheres

Empresa australiana projeta calçado com mudanças anatômicas, com objetivo de aumentar conforto e diminuir pequenas lesões

Em busca de mais igualdade de condições e profissionalismo, uma empresa australiana projetou um modelo de chuteira feito exclusivamente para se adequar aos pés femininos. A ideia veio de Laura Youngson, co-fundadora da ‘Ida Sports’. O projeto também contou com a ‘Equal Playing Field’, uma organização sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento da categoria.

A chuteira foi desenvolvida levando em consideração o pé feminino, que tem uma anatomia diferente do pé masculino. O modelo conta com o afinamento da área do calcanhar, alargamento da parte fronteira e reforço ao meio da chuteira.

Também apostaram no uso de uma palmilha mais acolchoada, para compensar a altura do arco do pé. Além disso, o modelo foca nas diferenças relacionadas à estrutura do corpo da mulher, como a bacia mais larga, que altera a pisada e os pontos de pressão dos pés.

O que fizemos foi redesenhar a chuteira, levando em conta essas diferenças. Criar uma chuteira desenvolvida especificamente para as mulheres ajuda a corrigir um pouco o desequilíbrio em termos de equipamentos esportivos”, afirmou a britânica Laura Youngson.

Segundo Laura, as chuteiras femininas foram desenvolvidas após uma série de queixas das atletas. Os modelos masculinos em número menor causam bolhas e apertam os dedos, o que aumenta os riscos de pequenas lesões. Além disso, acabam não servindo para as mulheres, já que os números mais baixos, por exemplo, nem sempre estão disponíveis.

Quem usa, aprova

A jogadora Kat Goff, do South Melbourne, foi uma das primeiras a assinar com a ‘Ida Sports’ e experimentar o novo modelo em campo. Segundo ela, é animador usar o calçado feminino.

Ela conta que sentiu diferença na aceleração e desaceleração em campo, por conta do formato pra os calcanhares mais finos, além de citar que se sente muito confortável, já que seus dedos não ficam mais esmagados na chuteira. A lateral-direita Sammy Quayle, da Seleção do País de Gales, também adotou a chuteira feminina.

Esse calçado é um passo adiante na busca por igualdade no futebol. Nunca tinha tido um par de chuteiras que se encaixasse perfeitamente e fosse tão confortável já no primeiro uso”, comentou Sammy, que joga no Lewes, da segunda divisão inglesa.

Sammy Quayle usando a chuteira feminina. Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s