Reunião aconteceu na última sexta (19), por videoconferência, e teve como principais assuntos o Protocolo de Recomendações Médicas para Treinamento, Viagens e Competições e as situações das competições organizadas pela entidade
Durante reunião realizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), foi aprovado o documento preparado por uma comissão médica própria, ao qual contém medidas de segurança contra a Covid-19 e servirá de base para a retomada das competições continentais assim que as conexões aéreas forem restabelecidas.
“É essencial enfrentar a reativação do futebol com um documento-base de procedimentos e medidas preventivas que possam ser aplicadas para garantir a saúde de todos“, afirmou Alejandro Domínguez, presidente da entidade.
Principais pontos do protocolo
Durante os treinos, os jogadores, equipe técnica e quaisquer outras pessoas presentes no campo deverão realizar desinfecção antes e depois, além de verificação de temperatura. Os equipamentos esportivos serão entregues em sacos fechados e o uso dos vestiários não será permitido, apenas os banheiros com as devidas medidas de higiene.
Durante as competições, os jogadores, treinadores, membros das delegações e árbitros deverão executar controles de temperatura no momento da competição na Taça Libertadores e na Copa Sul-Americana. Substitutos e assistentes técnicos, autoridades do jogo, devem usar máscaras a todo momento, sendo permitida a retirada da mesma apenas pelo técnico para que possa dar instruções.
O protocolo proíbe jogadores de cuspir em campo, beijar a bola, compartilhar garrafas de água, dar abraços para comemorar gols ou vitórias e trocar camisas. Quem apresentar sintomas de Covid-19 será isolado, deverá usar máscara fora do quarto e o alojamento será individual.
Situação dos campeonatos
Ainda nesta reunião, foi discutido a cerca das situações dos campeonatos de futebol, futsal e futebol de areia. O calendário das eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo no Catar, previsto para o mês de setembro, será mantido por tratar-se de uma competição da Fifa.
Quanto às competições femininas, a Copa Libertadores, que acontecerá no Chile, foi adiada para 2021, ainda sem data prevista. A Sul-Americana deverá ter suas fases finais retomadas em outubro, na Argentina, e em novembro será disputado no Uruguai a Sul-Americana sub-17 feminina, que dá três vagas para o Mundial da categoria, na Índia, entre fevereiro e março do próximo ano.
Os torneios de clubes e seleções de futsal e futebol de areia, que ainda não haviam iniciado, estão cancelados. Quanto a Libertadores e Sul-Americana masculinas, suspensas desde março, não há data para o retorno.
Um comentário sobre “Reunião da Conmebol: aprovação de protocolo e situação dos campeonatos”