Maracanã completa 70 anos nesta semana

Estádio do Maracanã, que é marcado por grandes momentos no futebol brasileiro, comemora mais um ano de existência

Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã, é o maior palco dos espetáculos do futebol brasileiro. Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, completa 70 anos na próxima terça-feira (16). Ele é um lugar rico de lembranças e traz em sua bagagem grandes histórias.

A sua inauguração aconteceu no dia 16 de junho de 1950, com um amistoso entre Seleções do Rio de Janeiro e São Paulo, onde os paulistas saíram campeões, com um placar de 3 a 1. O primeiro jogador a balançar as redes do ‘Maraca’ foi o meio-campista Didi, que na época atuava no Fluminense.

O Maracanã ficou marcado por grandes momentos, como o milésimo gol do ‘Rei’ Pelé, conhecido mundialmente. Outro marco importante foi o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, realizado em janeiro de 2000 no Brasil, e foi vencido pelo Corinthians.

Já no futebol feminino, a Seleção Brasileira jogou pela primeira vez apenas em 20 de julho de 2007, e contou a presença de 67 mil pessoas, mudando a história da categoria no país. A ‘Rainha’ Marta se tornou a primeira mulher a deixar sua marca na calçada da fama do Maracanã neste mesmo ano. Porém, após uma mudança na administração do estádio, a placa desapareceu e a homenagem precisou ser repetida em 2018.

O maior público da história do estádio foi em 1950, na decisão da Copa do Mundo em uma derrota do Brasil por 2 a 1 para o Uruguai. A partida teve 199.854 pessoas presentes. Já entre clubes, o recorde ficou para o clássico FlaxFlu em 1963, tendo o público de 194.603 torcedores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s