Campeonato Catarinense confirma volta do futebol no dia 8 de julho

Quase quatro meses após paralisação, Catarinense será o primeiro estadual a voltar no Brasil

Na última terça-feira (09), a Federação Catarinense de Futebol (FCF) anunciou o retorno do Campeonato Catarinense para o dia 8 de julho. A data escolhida acontece três dias depois do prazo final (5 de julho), que foi determinado pelo Governo de Santa Catarina no decreto que proíbe atividades da Fesporte e também de eventos privados. Será a primeira competição estadual a retomar os jogos.

Em relação aos treinos presenciais, o Brusque foi o primeiro clube catarinense no qual os jogadores retornaram às atividades em campo após a liberação do Governo. A reapresentação do elenco quadricolor ocorreu no dia 14 de maio, dois meses depois da paralisação do estadual. Figueirense, Avaí, Juventus, Joinville e Chapecoense também já retornaram aos trabalhos. Até o momento, Concórdia, Criciúma, Marcílio Dias e Tubarão mantêm a quarentena.

Ainda nesta semana, uma cartilha de recomendações sanitárias foi criada pelo COES (Centro de Operações em Emergência em Saúde) e disponibilizada aos clubes catarinenses. O material não se refere à retomada dos jogos, mas reitera que os mesmos devem ser sem torcida.

Algumas medidas gerais listadas nas recomendações sanitárias, é a utilização de máscaras por todas as pessoas durante todo o período de deslocamento para o estádio, hotel e paradas obrigatórias; suspensão do cumprimento físico inicial e final entre jogadores e com a equipe de arbitragem; suspensão da roda pré e pós jogo de confraternização e aquecimento; suspensão do acompanhamento dos jogadores por crianças.

Desde a retomada dos treinamentos presenciais, os clubes têm testado jogadores para Covid-19 e foram detectados poucos casos entre atletas profissionais, membros da comissão técnica, funcionários e familiares de jogadores.

Dessa forma, a decisão do Campeonato Catarinense está prevista para acontecer no dia 26 de julho. Vale lembrar que o estadual foi interrompido em 16 de março, um dia após o fim da primeira fase. A competição será retomada a partir das quartas de final e prevê ainda semifinal e final, além de duas partidas que vão definir o time rebaixado à Série B de 2021.


Foto: Divulgação/Chapecoense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s