Elaborado pela Comissão Médica Especial, própria da entidade que comando o futebol no Brasil, o guia segue recomendações de órgãos mundial e nacionais da saúde, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB)
Após a Federação Paulista, Confederação Brasileira de Futebol, CBF, divulgou neste último final de semana um documento com diretrizes que os clubes devem seguir para voltar às atividades. Segundo o plano, a retomada acontecerá de forma gradual e terá cinco fases. As duas primeiras já vem sendo seguidas por alguns clubes cearenses, cariocas e goianos, que voltaram as atividades recentemente.
Na primeira fase, os clubes deverão testar todos os seus componentes: jogadores, comissão e funcionários. Aquele que apresentar resultado positivo ou suspeito deve ficar em isolamento. No caso de familiares, o teste não é obrigatório, porém devem ser feito pelo menos um questionário.
A segunda etapa, são os treinos individuais ou em pequenos grupos. Todos os atletas que participarem da atividade, deverão dirigir-se ao centro de treinamento individualmente e com veículo próprio, estar com o uniforme desde sua residência e no término voltar imediatamente para casa. Estes passarão por uma checagem de temperatura durante a chegada ao CT.
A terceira fase é o momento do treino coletivo. Nesta etapa, as medidas de segurança como testes, temperatura e máscaras ainda serão exigidas. Os atletas só estarão dispensados do uso de máscara durante o treinamento e deverão estar em uma distância mínima de 1 metro entre si e membros da comissão técnica.
A cada intervalo terão de fazer higienização com em gel 70%, as refeições serão em kits individuais preparados pelo nutricionista do clube. Em caso de massagem e fisioterapia, deverão ser em horários individuais. Quanto ao vestiário, não deve haver aglomeração no local e cada jogador deve deixar sua roupa separada para que a equipe que cuida da rouparia, estando devidamente protegida, recolha em outro momento.
A quarta etapa é a respeito da volta as competições, as partidas serão realizadas sem a presença do público. Quanto aos jogadores, estes não podem trocar camisas, os gols devem ser comemorados individualmente. Os bancos de reservas deverão ser em locais específicos, com a distância mínima de um metro e o atleta deve usar máscara.
A quinta e última fase, o acompanhamento, prevê testes aleatórios nos jogadores, além de que os clubes deverão enviar semanalmente dados sobre a saúde dos jogadores, comissão e funcionários.
Segundo o documento não há previsão para o retorno, assim as tabelas serão ajustadas conforme as datas disponíveis. Quanto a imprensa, a cartilha afirma que a presença desses profissionais deve ser agendada antes com a CBF e as entrevistas coletivas serão por videoconferência.
Foto: Divulgação/CBF