Borussia Dortmund homenageia George Floyd

O time alemão se ajoelhou no meio do campo para prestar homenagem a George Floyd

Um levante de protestos contra a injusta morte de George Floyd, assassinado por policiais americanos, vem sendo realizados nos últimos dias. O futebol, por sua vez, se mobilizou. Diversos jogadores aderiram ao movimento em suas redes sociais com a campanha #BlackLivesMatter.

O Borussia, em meio ao Campeonato Alemão, se pronunciou no jogo da última quinta-feira (04) como uma homenagem e uma adesão ao movimento. Juntos, os jogadores formaram um coração no meio do campo de treinamento e permaneceram lá por um tempo.

Os jogadores fizeram suas manifestações nas redes sociais também, via Twitter. Mats Hummels divulgou a seguinte mensagem: “Nós, jogadores do Borussia Dortmund, totalmente apoiamos o movimento The Black Lives Matter. Não aceitamos racismo de nenhuma forma. Por uma mente aberta e um mundo tolerante, por um mundo melhor!”.

O atacante da equipe, Jadon Sancho, realizou seu protesto no jogo contra Paderborn, após a comemoração do seu primeiro gol. Sancho ergueu sua camisa e mostrou a mensagem “Justiça para George Floyd”.

Esse levante recebeu apoio total dos técnicos e das torcidas das ligas alemãs. Em uma coletiva, Lucien Favre mostrou-se em apoio total ao que estava acontecendo. Além do técnico, o diretor esportivo do clube manifestou-se a favor da ação.

Nós achamos muito bom que a Federação de Futebol da Alemanha decidiu não punir Sancho pelas suas ações”, declarou o diretor.

Os jogadores McKennie, Thuram e Hakimi também demonstraram manifestações. A Federação Alemã (DFB), resolveu não prestar nenhuma forma de punição ao ato e declarou que tal ação irá se aplicar para as próximas partidas.

Esse engajamento social no futebol é de extrema importância, uma vez que mostra a preocupação sócio-política do esporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s