Espanha, Itália e Inglaterra confirmam a data de retorno dos campeonatos em junho

O futebol da La Liga retorna no dia 11; já a Premier League volta no dia 17 e a Serie A TIM, dia 20 de junho

O futebol europeu está voltando aos poucos após a pandemia de coronavírus. Entre quinta-feira (28) e esta sexta-feira (29), Itália, Espanha e Inglaterra anunciaram a volta de suas competições nacionais em junho. A La Liga retorna no dia 11, a Premier League no dia 17 e a Serie A TIM, dia 20 do mês que vem.

La Liga

Após o aval do Ministério do Esporte, a Federação de Futebol Espanhola (RFEF) e a Liga dos Clubes Profissionais confirmaram, nesta sexta-feira (29), a retomada do Campeonato Espanhol em 11 de junho. O torneio estava suspenso desde o dia 12 de março por conta da pandemia de coronavírus.

O primeiro jogo será o clássico Sevilla e Real Betis. O restante da 28ª rodada será disputada somente no final de semana dos dias 13 e 14. Faltam 11 partidas para o término da primeira e segunda divisões no país, e a previsão é que a La Liga termine nos dias 18 e 19 de julho.

A volta aos treinos dos times espanhóis começou na segunda semana de maio e foi dividida em quatro etapas: na primeira semana, os jogadores trabalharam individualmente no CT; na segunda, foi permitido o exercício físico em pequenos grupos; na terceira, ainda em vigor, foram formados dois grandes grupos; na quarta fase, que acontecerá semana que vem, não haverá restrições.

Premier League

Depois de muita especulação, a Premier League anunciou a volta da competição no dia 17 de junho. Na última quinta-feira (28), a informação foi divulgada pela imprensa britânica e o  chefe-executivo  do torneio, Richard Masters, confirmou que resta decidir os detalhes relacionados a todos os requisitos de segurança.

Hoje, concordamos provisoriamente em retomar a Premier League na quarta-feira, 17 de junho. Essa data não pode ser confirmada até que cumpramos todos os requisitos de segurança necessários, pois a saúde e o bem-estar de todos os participantes e apoiadores é nossa prioridade”, disse Masters em comunicado.

No dia 17, seriam disputadas as duas partidas pendentes da 28ª rodada: Aston Villa x Sheffield United e Manchester City x Arsenal. Já nos dias 19, 20 e 21 haveria uma rodada completa.

A imprensa britânica noticia que os 92 jogos que faltam para acabar a Premier League seriam resumidos em um período de seis semanas, com sete rodadas acontecendo em fins de semana e duas no meio de semana. O objetivo é terminar o Campeonato Nacional no primeiro final de semana de agosto e ter a final da Copa da Inglaterra no dia 8 do mesmo mês.

Para reiniciar o Campeonato Inglês, a liga vem realizando testes de coronavírus com jogadores, comissão técnica e funcionários dos clubes. Na sessão mais recente, houve quatro casos positivos. Foram testadas 1.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio. Os treinos coletivos voltarão a ser realizados na semana que vem, conforme decidido na última quarta-feira (27).

Serie A TIM

O ministro do esporte do país, Vincenzo Sapadafora, revelou que a Serie A TIM será retomada dia 20 de junho após se reunir por videoconferência com autoridades locais, treinadores, jogadores e árbitros.

Porém, o que marca a volta do futebol italiano é a Copa da Itália, que retorna no dia 13 de junho, de acordo com o jornal ‘La Gazzetta dello Sport’. A competição está em sua fase semifinal, com os jogos de volta entre Juventus e Milan e Napoli e Inter de Milão. A final será dia 17, antes da rodada da Serie A.

Paralisado desde 9 de março, a expectativa é que o torneio possa terminar no dia 31 de agosto. O Campeonato Italiano é o que tem mais jogos a serem disputados: são 12 rodadas e mais oito jogos pendentes de outras rodadas.

Foto: Getty Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s