Federação dá prazo para o encerramento do Campeonato Italiano

Governo italiano aprova protocolo de retomada de futebol e libera treinos em grupo dos clubes da Serie A; Futebol feminino aguarda análises para sua liberação

Na última segunda-feira (18), a Federação Italiana de Futebol (FIGC) divulgou um comunicado que mantém suspensa as competições de futebol do país, mesmo com portões fechados, até o dia 14 de junho. Esta decisão atendeu ao decreto do primeiro-ministro Giuseppe Conte, que proibiu competições esportivas na Itália até o dia 13 do próximo mês.

Entretanto, o Comitê técnico-científico do Governo da Itália anunciou na terça (19) a aprovação das alterações promovidas pela Serie A no protocolo de retomada do futebol que reestabelece os treinos em grupo nos clubes do país, algo que o comunicado anterior não permitia.

Todavia, nesta quarta-feira (20), a FIGC aprovou um plano de retomada do Campeonato Italiano nas três primeiras divisões, com determinação de encerramento da temporada até o dia 20 de agosto. Faltam 124 jogos para o fim, mais as semifinais e a decisão da Copa Itália, além de 12 rodadas e outras quatro partidas atrasadas de datas anteriores, que devem ser realizadas no período entre 13 de junho e 2 de agosto.

A volta do campeonato ainda não tem data confirmada. Nos treinos, os clubes não precisarão manter os jogadores em concentração para a retomada das atividades, mas ocorrerá um aumento de exames médicos no elenco e os testes de coronavírus deverão ser realizados no primeiro dia de trabalho e assim em diante a cada 96 horas.

Entretanto, se após o retorno houver novos casos de Covid-19 entre as equipes, a temporada será suspensa novamente e poderá sofrer mudanças em seu formato ou até mesmo seu encerramento definitivo. A FIGC também decidiu que a próxima edição vai começar no dia 1º de setembro.

Já no campeonato feminino, será realizada nos próximos dias uma avaliação das condições de sua continuidade com base nos protocolos sanitários seguidos pela FIGC. As demais competições de futebol, consideradas amadoras, incluindo a Serie B feminina, foram declaradas encerradas.

Foto: Divulgação/FIGC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s