Aleksander Ceferin, Presidente da UEFA, em entrevista para o BeIN Sports, revelou que a entidade estuda ideias para concluir as competições europeias (Champions e Europa League) em agosto
O “plano concreto”, como ele o definiu, envolve a divisão das quartas de final e semifinal em duas etapas. Além disso, uma série de restrições provavelmente serão feitas, como a presença de torcedores e o trânsito entre diferentes países.
“Temos uma ideia sobre a conclusão das copas europeias, mas precisamos esperar que o Comitê Executivo confirme as datas. Se tudo estiver caminhando como agora, posso dizer que a temporada europeia terminará em agosto. É um plano concreto. Diante do atual cenário, estou certo de que poderemos encerrar os torneios”
O presidente da UEFA também informou que as ligas paralisadas ainda precisam pensar na próxima temporada, já que o ciclo de competições europeias possivelmente recomeçará em setembro
“A maioria das ligas encerrará suas competições, espero que pelo menos 80%. As que não o fizerem, é por sua decisão. Mas ainda terão que jogar as fases qualificatórias se quiserem disputar as copas europeias na próxima temporada”.
Entre os pensamentos de Ceferin também está a Eurocopa. A edição de 2020 (adiada para 2021) teria jogos realizados em 12 cidades, de 12 países diferentes. A ideia da competição ser espalhada por toda a Europa, seria em razão dos 60 anos do torneio e vinha sendo organizada desde 2012.
No entanto, o presidente da UEFA afirmou que em razão da Covid-19, esse plano está em risco, pois algumas cidades foram severamente atingidas pela pandemia.
“Tivemos conversas com nove cidades e está tudo acertado. Com três cidades, temos alguns problemas. Então, discutiremos mais. Em princípio, faremos o torneio em 12 cidades. Senão, poderemos fazê-lo em dez, nove ou oito.”
