A Bundesliga, da Alemanha, ficou paralisada durante 2 meses, assim como a maioria dos campeonatos, devido à pandemia da Covid-19. Hoje (16), algumas partidas já foram realizadas, incluindo o clássico Borussia Dortmund x Schalke 04.
Temos que lembrar do comportamento dos alemães durante esta pandemia, que contribuiu diretamente para a volta do futebol enquanto muitos países, inclusive o Brasil, está sem data prevista para o retorno oficial aos gramados.
Juntamente com as medidas do Governo, um planejamento específico para essa volta foi realizado. Treinos e partidas oficiais terão que seguir à risca uma espécie de guia da liga alemã para dar continuidade ao torneio e tentar diminuir o risco de vítimas.
A higienização será primordial para essa retomada. Fora as regras normais dentro de campo que já somos familiarizados, a Bundesliga divulgou uma série de cuidados para o futebol em meio à pandemia:
- Mais transportes para os jogadores;
- Entrada nos gramados sem crianças;
- Intercalar os jogadores no banco de reservas;
- Sem sala de imprensa/zona mista.
Além, claro, da higienização de equipamentos básicos e uso de máscaras a todo momento, com excessão dos jogadores em campo e o árbitro. Essas são algumas das medidas já realizadas nas partidas de hoje e que valerão também para as próximas.
Enquanto isso, no Brasil, alguns clubes se movimentam também para a volta dos campeonatos regionais, mesmo com o número de vítimas fatais ainda em crescente. É quase que impossível comparar o impacto do novo coronavírus entre os dois países e os dois campeonatos.

Um comentário sobre “Covid-19: A volta da Bundesliga após 2 meses de paralisação”