Raio X do continente europeu: Saiba os principais torneios paralisados, encerrados e em andamento

A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de diversos segmentos em muitos lugares do mundo e paralisou campeonatos; Veja o status dos europeus

Na maioria dos países, os campeonatos de futebol foram paralisados. Porém, algumas regiões já pensam no retorno do esporte, bem como alguns países continuam com as partidas em andamento. Isso porque a situação em cada país varia de acordo com o contágio do coronavírus no local.

Tratando-se das principais competições nacionais do mundo, a Europa é o continente mais diverso quando o assunto é o futebol em tempos de pandemia da Covid-19: na região europeia há países em que os campeonatos estão paralisados, em andamento e até aqueles que foram encerrados.

Na Alemanha, as equipes voltaram a treinar, mas sem contato entre os membros. A competição nacional está paralisada desde o dia 13 de março, porém, o governo autorizou o retorno dos jogos, que está previsto para 16 de maio.

Com sete rodadas, o torneio nacional de Belarus está em andamento. A competição começou no dia 19 de março e a previsão é que o campeonato tenha 30 rodadas.

Na Bélgica, o campeonato nacional foi encerrado no dia 2 de abril. Depois de 29 rodadas, o clube Brugge foi declarado campeão, mas a decisão não foi ratificada após reclamação da Uefa. O governo do país também suspendeu quaisquer competições esportivas até o último dia de julho.

Na Bulgária, a competição nacional está suspensa desde 13 de março. Porém, a primeira divisão do campeonato já tem previsão de retorno: dia 5 de junho.

O campeonato da Dinamarca também está paralisado desde o dia 13 de março, mas deve retornar no próximo dia 17 para completar as duas rodadas que restam da temporada. Contudo, como ainda restam os playoffs e a “rodada do rebaixamento”, a previsão é que estas ocorram no fim de julho.

A competição da Escócia também está paralisada. Já foram disputadas 30 das 33 rodadas do campeonato, porém, ainda resta a segunda fase com cinco jogos. É importante ressaltar que alguns times preferem que a temporada termine como está.

Na Espanha, os jogos estão paralisados desde o dia 12 de março. A previsão de retorno é 5 de junho, mas sem público nas partidas.

A competição nacional da França foi encerrada depois de 28 rodadas e o PSG foi declarado campeão. As vagas para Liga dos Campeões ficaram com Olympique de Marselha e Rennes, e os times Amiens e Toulouse foram para o rebaixamento.

Como já citado no site, o campeonato da Holanda foi encerrado após 25 rodadas. Porém, a organização decretou que não haveria campeão nem rebaixados.

Na Hungria, o campeonato nacional está paralisado desde o dia 17 de março, faltando oito rodadas e dois jogos para o término da competição. As semifinais da Copa estão previstas para retornarem no dia 23 de maio, enquanto isso, a primeira divisão retomará as partidas em 30 de maio, com portões fechados.

Os jogos na Inglaterra foram interrompidos desde 13 de março. Mas, se governo autorizar, há pretensão de retorno das partidas com portões fechados e em campos neutros no dia 12 de junho. Porém, alguns times se recusam a abrir mão dos jogos em casa.

Na Itália, a competição foi paralisada no dia 9 de março. O clube Sassuolo já voltou aos treinos nos CT, porém o restante das equipes deve voltar a treinar somente no próximo dia 18. Contudo, o Ministro dos Esportes declarou que não há data para o retorno do futebol.

Em Portugal, a competição também foi paralisada em março, mas a previsão é que os jogos voltem a acontecer no dia 30 de maio. Apesar disso, os clubes ainda não estão treinando.

Também paralisada na República Tcheca, a competição nacional deve voltar a acontecer no dia 25 de maio. Porém esta decisão depende da aprovação do governo.

Na Rússia, a paralisação também ocorreu em março. Mas o país possui duas datas possíveis para retorno dos jogos: no dia 21 ou 28 de junho.

O início da temporada da Suécia foi adiado. Desta forma, os times estão treinando no aguardo de uma definição. Mas há chance das partidas começarem no fim de maio ou no começo de junho.

A competição da Suíça também está paralisada desde 2 de março, mas os treinos estão previstos a acontecerem novamente na próxima segunda-feira (11), e as partidas devem voltar a ocorrer no início de junho. Porém o futebol do país ainda aguarda autorização do governo para o retorno.

Na Turquia, o futebol também foi paralisado em março. Mas o presidente da Federação já anunciou que pretende retomar com a competição na segunda semana de junho. Vale lembrar que a Turquia deve receber a final da Champions League em agosto.

Foto: Reprodução/Globo Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s