Uefa pressiona suas ligas para uma decisão até o final de maio

Dia 25 de maio é o prazo para que Inglaterra, Espanha, Itália e Portugal decidam o futuro de suas ligas; França escolheu encerrar seu campeonado declarando PSG campeão da temporada 19/20

A última semana de abril foi agitada para as ligas europeias. A Uefa solicitou que suas filiadas resolvam seu futuro até 25 de maio, e essa pressão se dá pelo fato da entidade querer decidir como finalizar suas competições Liga dos Campeões e Liga Europa.

Em votação na última quinta-feira (30), a liga francesa decidiu finalizar a temporada 19/20 do Campeonato Francês, declarando o Paris Saint-German campeão e Olympique de Marselha e Rennes com vaga para a Champions League.

Amiens e Toulouse foram rebaixados. Lorient, campeão da segunda divisão, e Lens, o vice, subiram. Entretanto, essa decisão casou revolta no Lyon (sétimo colocado) e, juntamente com o rebaixado Toulouse, irão recorrer na justiça.

Todavia, ainda restam as decisões da Copa da França (PSG x Saint-Étienne) e Copa da Liga (PSG x Lyon) no início de agosto, com portões fechados, caso o governo francês libere. Estes resultados interferem nas vagas para a Liga Europa.

Parece que a decisão francesa influenciou a Itália, que à primeira vista negou a possibilidade de encerrar a temporada mais cedo. No entanto, após autorizar o retorno dos treinos gradualmente a partir desta segunda (4), o ministro do Esporte e da Juventude da Itália, Vincenzo Spadafora, afirmou que o Campeonato Italiano precisa “começar a pensar em um plano B“. Nesta quinta (30), a Lega Serie A admitiu a possibilidade do encerramento prévio da temporada, mas irão se esforçar para que sejam decididos em campo.

Em Portugal, o primeiro-ministro António Costa divulgou na última quarta-feira (29) que o isolamento social irá acabar no dia 30 de maio e isso impacta no futebol. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) está elaborando um protocolo com medidas de segurança para que os jogadores voltem aos gramados, mas com portões fechados.

Na Inglaterra, um projeto está sendo elaborado para a volta dos jogos de uma das ligas mais assistidas pelos amantes do esporte. Ao que tudo indica, os jogos poderiam ser retomados, com portões fechados, na segunda semana de junho. Todavia, há uma preocupação da Federação com uma aglomeração dos torcedores ao redor dos estádios.

Por fim, mas não menos importante, na Espanha as autoridades do Governo Federal e representantes da La Liga decidiram que os clubes poderão retomar seus treinos nesta segunda-feira de maneira individual.

A partir do dia 18 de maio, trabalhos em grupo serão permitidos, e treinos com o time completo será permitido dia 1º de junho. Desta forma, o campeonato deve retornar por volta do dia 5 de junho, ou uma semana depois, porém com portões fechados até 2021.

Agora que o cenário europeu está caminhando para uma decisão, o que vocês acreditam ser as melhores opções? Encerrar os campeonatos mais rápido? Ou continuar com as partidas com portões fechados? Deixem nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s