Fifa propõe mudança na regra de substituição

A medida é temporária e tem como objetivo poupar os jogadores e evitar maior desgaste

Devido aos perigos da pandemia do coronavírus, os campeonatos de futebol continuam parados. Um deles já se deu por encerrado, outros foram apenas suspensos e há aqueles que nem chegaram a começar, como é o caso do Campeonato Brasileiro.

Assim, a preocupação das entidades organizadoras é a mesma dos torcedores: como será a volta? Enquanto trabalham para organizar o retorno dos jogos assim que possível, as discussões estão pautadas, também, com o desempenho dos atletas.

Mesmo seguindo a recomendação de distanciamento social, os jogadores seguem mantendo a rotina de treinos em casa. Porém, isso não é suficiente para manter o nível, já que eles precisam de ritmo de jogo.

Pensando em evitar um desgaste maior dos atletas devido ao grande número de partidas que acontecerão após a pandemia, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) propôs uma mudança na substituição.

Com um máximo de três alterações por equipe, a regra poderá mudar e aumentar temporariamente o número de jogadores substituídos para cinco, mas as interrupções deverão ser feitas três vezes no máximo, para que evite perder muito tempo na partida. A informação partiu de um porta-voz da entidade à agência de notícias britânicas, Reuters.

Em nota à Agência de Notícias Alemã (DPA), a Federação máxima do futebol explica que a segurança dos jogadores é uma das principais prioridades para quando o retorno acontecer.

Uma preocupação a esse respeito é que a frequência das partidas pode aumentar o risco de possíveis lesões devido à sobrecarga do jogador. Diante disso, e do desafio único enfrentado mundialmente na realização de competições de acordo com o calendário previsto, a Fifa propõe que um número maior de substituições seja temporariamente permitido”.

Por enquanto, a medida é ainda uma proposta. É preciso que seja aprovada pela IFAB, associação que regulamenta as regras do futebol. Após aprovada, ainda ficará a critério da organização de futebol de cada país aderir a regra provisória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s