A possível volta do futebol na Europa

Federações europeias e Uefa planejam a data de retorno das ligas no continente após a pandemia do novo Coronavírus

Não é nada certo, mas os dirigentes de clubes, federações e a própria Uefa tentam pensar em como será a volta do futebol nos países que estão há um mês com os campeonatos parados, com exceção para Belarus.

Faltando dez rodadas para o fim do Campeonato Francês (e com o jogo adiado entre Strabourg e PSG), o jornal L’Équipe noticiou que LFP, Liga Francesa Profissional, estipula dois planos para a volta das partidas da Ligue 1: os jogos retornando ou no dia 03 de junho ou no dia 17 do mesmo mês. Assim, a temporada se encerraria em até 25 de julho, não prejudicando o calendário da temporada 2020/21.

Na última sexta-feira (10), a Liga Francesa se reuniu e definiu que o início da próxima temporada será no dia 23 de agosto, duas semanas após a data que começaria antes da pandemia.

Na Itália, onde o futebol está paralisado desde o dia 09 de março, o objetivo é que no fim desta semana haja a definição quanto a retomada dos treinos e dos jogos. A comissão médica da Federação Italiana de Futebol, se reunirá amanhã e membros da Lega Série A na quinta-feira. De acordo com a Gazzetta dello Sport, a ideia dos dirigentes é que os clubes voltem a treinar a partir do dia 04 de maio. O Campeonato Italiano é o que tem mais partidas pendentes: são 12 ao total e outras quatro partidas adiadas.

A Bundesliga ainda não voltou, de fato, mas os clubes alemães voltaram aos treinos na semana passada seguindo algumas recomendações, como treinamento dos jogadores em pequenos grupos e mantendo a distância entre eles.

A competição está sem jogos desde o dia 13 de março, faltando nove rodadas para o fim e uma partida adiada entre Werder Bremen e Eintracht Frankfurt. O projeto de retorno, segundo o jornal Bild, no dia 09 de maio e encerrando a temporada em 30 de junho.

Na Inglaterra, o anuncio feito pela Premier League é que o campeonato não voltará até que haja total segurança para retornar as partidas. De acordo com o Sky Sports, uma possível data discutida entre os clubes é em 1º de junho para que a próxima temporada se inicie em 08 de agosto. Parado desde o dia 13 de março, faltam apenas nove jogos e mais dois adiados para o encerramento.

Já Javier Tebas, presidente da La Liga, crê em uma possível volta do campeonato em 29 de maio ou em 6 de junho. O Campeonato Espanhol está suspenso desde o dia 12 de março, faltando 11 partidas para o fim.

E qual o planejamento da Uefa?

De acordo com o jornal espanhol As, a Uefa tem planos de término para a Liga dos Campões e Liga Europa no mês de agosto. A entidade prioriza primeiro a volta dos campeonatos nacionais e sem públicos. Com isso, as fases finais (quarta e semifinal), seriam disputadas com partidas únicas, em campo neutro e portões fechados.

Foto: Reuters

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s