Belarus: país com a única liga europeia em atividade

Mesmo com mais de 400 casos e cinco mortes pelo novo Coronavírus no país, a competição vem ganhando cada vez mais visibilidade

Estádios vazios. Campeonatos paralisados. Torcedores em casa. Na TV, reprises e mais reprises de jogos antigos. Esse é o cenário do mundo atual. Porém, em Belarus, ou também Bielorrússia, a liga de futebol está acontecendo normalmente.

O país, situado no leste europeu, é o único em toda a Europa e um dos únicos no mundo a manter a normalidade no esporte. As partidas estão ocorrendo com público, mas com restrições. Dessa forma, o campeonato, que está na terceira rodada, ganhou ainda mais visibilidade, fazendo com que fossem fechados 10 novos contratos de TV.

A Vysshaya Liga, nome da primeira divisão em Belarus, teve jogos na sexta-feira, sábado e no último domingo. Os torcedores podem ir aos jogos, mas não podem ficar aglomerados. A equipe do Bate Borisov, que é o maior campeão nacional, entrou em campo no sábado (04) e venceu o Ruh Brest por 1 a 0, em casa, para pouco menos de 500 pessoas.

Antes da partida, o Bate Borisov divulgou uma série de cuidados para ir ao jogo. Confira a tradução:

Amigo, se você pretende prestigiar a partida de amanhã, tenha muito cuidado, siga todas as regras de higiene, lembre-se de que está cercado de pessoas! Cuide-se!
Além disso, saiba que a praça de alimentação e as áreas de entretenimento não funcionarão!

Quem se aventurar para acompanhar a partida deve seguir uma série de regras: antes de entrar no estádio, além da revista, o torcedor terá sua temperatura medida e deverá fazer o uso do álcool em gel. Dentro das arenas, apenas pessoas do mesmo grupo familiar podem ficar juntas.  

Por mais que a entrada esteja sendo permitida, as torcidas organizadas estão pedindo um boicote ao campeonato.

Em entrevista ao ‘Globoesporte.com’, o jogador Danilo Campos, do Dinamo Minsk, afirmou que há uma certa expectativa para o adiamento do campeonato.

Já faz umas duas semanas que dizem que vão adiar, mas há sempre uma desculpa. Agora dizem que fecharam contratos com a TV. A gente vê o que vai acontecendo no resto do mundo e, querendo ou não, fica preocupado. Temos família. Eles ficam preocupados com o que pode acontecer”, declarou.

O presidente do país, Aleksander Lukashenko, afirmou que “não há Coronavírus” em Belarus, mesmo havendo mais de 400 casos confirmados. O político também disse ao jornal ‘La Gazzetta dello Sport’ que “uma sauna, beber muita vodca e trabalhar duro” é o bastante para “matar o vírus no organismo”.

Toda a Europa parou. Será que não seria a hora de Belarus parar também, antes que seja tarde demais?

Funcionários da Borisov Arena trabalhando de máscara, na partida entre Bate e o Ruh Brest. Foto: Stringer/Anadolu Agency

2 comentários sobre “Belarus: país com a única liga europeia em atividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s