Jürgen Klopp é o grande favorito para substituir Joachim Löw na Seleção Alemã

A troca aconteceria somente após a Copa do Mundo de 2022, quando acaba o contrato de Löw

Considerado um dos maiores técnicos da história do Liverpool e um dos melhores do mundo atualmente, Jürgen Klopp pode deixar os Reds e parar na Seleção Alemã após a Copa do Mundo de 2022. Segundo o jornal inglês ‘Mirror‘, Klopp está na mira para ser o substituto de Joachim Löw, já que seu contrato acaba depois do Mundial do Catar.

Isso fere o principal desejo do time inglês, que transformaria Klopp em uma espécie de Alex Ferguson, treinador que dirigiu o Manchester United por quase 30 anos.

Klopp: histórico por onde passou

Foto: Reprodução/SkySports

Jürgen Norbert Klopp começou a carreira como técnico logo após se aposentar como jogador, em 2001, no Mainz 05, time onde atuou de 1989 a 2001. Após sete anos no cargo, sem tanta pompa, Klopp surge como um técnico emergente no cenário alemão, procurando espaço em times maiores. Foi nesse momento que o Borussia Dortmund achou exatamente o que precisava.

Um dos maiores times alemães vivia um cenário crítico de sua história. Após quase declarar falência em 2005, com problemas para saldar a dívida de 120 milhões de euros, o clube decidiu controlar ainda mais seus gastos, comprando jogadores baratos e investindo nos talentos da categoria de base. Por isso, Klopp aparece na história do renascimento do Aurinegro e o Borussia, na história do surgimento do treinador.

Além dos dois títulos de Bundesliga, em 2011 e 2012, e o da Copa da Alemanha, de 2012, o treinador foi muito mais importante para a história do clube. A identificação com o treinador nunca foi tão forte, e a torcida também voltou a apoiar não só o trabalho, mas o clube como um todo. Foi na Era Klopp que o estádio do BVB voltou a ter uma média de 80 mil torcedores por partida.

O trinador saiu do clube pela porta da frente, em 2015, com a certeza de que o trabalho que fez foi muito mais que bem feito.

Já no Liverpool, ele tem ao todo 254 jogos, sendo 156 vitórias, 55 empates e 43 derrotas. Além dos títulos da Champions League e do Mundial de Clubes da temporada passada, é o atual líder da Premier League, com 82 pontos em 29 jogos (27 vitórias, um empate e uma derrota).

A atual situação da Die Mannschaft

Foto: Reprodução/DFB

Jöachim Löw está no comando da Seleção Alemã desde 2006. Desde então, são 181 jogos com a Die Mannschaft, com 118 vitórias, 33 empates e 30 derrotas. Porém, a péssima campanha na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, sendo eliminada no último jogo da fase de grupos após perder de 2 a 0 para a Coréia do Sul, e a campanha catastrófica na UEFA Nations League trouxeram instabilidade para a Seleção.

Apesar da classificação tranquila para a Eurocopa que aconteceria em julho, mas foi adiada por conta do Coronavírus, o futebol apresentado pelo time não agrada os torcedores, que andam preferindo assistir aos jogos de casa do que ir ao estádio. Nos últimos três amistosos que aconteceram na Alemanha, menos de 50 mil pessoas compareceram ao estádio.

O que a Seleção Alemã precisa é de renovação, dentro e fora de campo. Atualmente, ainda vemos muitos resquícios daquela campeã do mundo de 2014, com jogadores muito importantes da conquista ainda aparecendo em convocações, mesmo não jogando seu melhor futebol.

Além de dar chance para as novas promessas do futebol alemão, é preciso deixar para trás a imagem caricata e comercializada da seleção nacional e os escândalos de corrupção que dirigentes da Federação Alemã de Futebol (DFB) estiveram envolvidos.

Talvez, o que a Die Mannschaft precise neste momento é de novos ares. Para isso, Jürgen Klopp é uma ótima opção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s