Último compromisso oficial ocorreu no início do mês no Torneio Internacional da França

As videoconferências estão assegurando o “encontro” entre a comissão técnica da seleção feminina de futebol em meio à pandemia do Coronavírus. Toda a equipe está em casa, de quarentena, após passar pelo último compromisso oficial que ocorreu no início deste mês na França. O Torneiro Internacional aconteceu entre os dias 4 e 10 de março.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o preparador-físico Fábio Guerreiro, o preparador de goleiras Juarez Veludo, o fisiologista Luciano Capelli e o analista de desempenho Ricardo Pombo estão em contato com as atletas para monitorá-las fisicamente neste período em que estão em casa.
Além disso, toda a comissão técnica solicita os preparadores físicos que trabalham nos clubes com as jogadoras para participar do trabalho em conjunto. Segundo Fábio Guerreiro, o contato com esses profissionais servem para que haja orientação conjunta.
Em seguida, o papo é com as atletas. Fábio pergunta como elas estão e apresenta as ideias do trabalho em regime de quarentena. A comissão criou um formulário diário para que as jogadoras respondam como está o treino em casa e o peso do corpo naquele dia. O objetivo é o monitoramento detalhado.
Para Pia Sundhage, este esforço de toda a equipe é importante para manter a rotina de trabalho. “As palavras-chave são atuar em conjunto, manter o foco e acompanhar as atletas”, diz a técnica. Pia acrescenta ainda que as reuniões virtuais acontecem para abordar questões técnicas, táticas e também visando aspectos físicos e mentais.
Nas redes sociais, atletas como Marta, Tamires e Luana compartilham momentos dos treinos individuais. Neste domingo (22), a ‘rainha’ compartilhou com seus seguidores um momento de treino e descontração em que a atacante realiza uma embaixadinha com uma bola de tênis.
A CBF ainda não confirmou a data da próxima convocação. Todos os eventos de responsabilidade da Confederação estão suspensos por período indeterminado.