Fernando Lúcio da Costa, conhecido comumente entre os amantes de futebol e entre os colorados como Fernandão, que foi um atacante de muito sucesso no Internacional de Porto Alegre
Nesta quarta-feira (18), o ídolo completaria 42 anos se estivesse vivo. Um dos ícones do clube, símbolo dos títulos da libertadores e do Mundial em 2006, o “Eterno Capitão” teve a sua carreira interrompida precocemente na madrugada do dia 07 de Junho de 2014, aos 36 anos, às portas da Copa do Mundo no Brasil.
O jogador teve sua estreia pelo Inter em julho de 2004, quando Inter e Grêmio disputavam o Gre-Nal de número 360. Começou já no sucesso, marcando gol no clássico diante o maior rival, colocando o nome na história do clube ao fechar o placar em 2×0, fazendo o gol de número 1000 na história do clássico. A primeira taça que Fernandão e cia conquistaram foi em 2005, menos de um ano depois de sua chegada ao Inter.
Onde o clube se tornou tetracampeão do gaúcho, conquistando o 37° título estadual na história do colorado, primeiro título levantado pelo Capitão.
O último título do “cabeludo” com a camisa vermelha foi em 2008, onde conquistou a Copa Dubai.
No período de 2008 a 2011, Fernando passou por outros clubes, como Al Gharafa-EAU e São Paulo.
Em 2012, com a queda de Dorival Júnior do comando de técnico do colorado, Fernandão foi quem assumiu como técnico da equipe.
Após 4 meses no comando, o presidente Giovanni Luigi o demitiu, depois de perder para o Corinthians em pleno Beira-Rio.
Como jogador e ao total, o “Eterno Capitão” disputou 190 partidas e marcou 77 gols pelo clube gaúcho.