Espaços dos clubes foram oferecidos como opções de tratamento às pessoas acometidas pelo COVID-19
O Coronavírus interrompeu o futebol, mas não a solidariedade. Em meio à pandemia que atinge o mundo, algumas equipes brasileiras estão disponibilizando seus espaços às autoridades para receber e tratar pessoas infectadas pelo COVID-19.
Por meio das redes sociais, o Bahia, São Paulo, Botafogo e o Athletico Paranaense realizaram o anúncio de suas ações. O clube do nordeste ofereceu ao governo baiano um de seus CT’s para o atendimento. O Fazendão, que tem mais de 125 m², três pavilhões e 28 quartos foi aprovado pela Secretaria de Saúde do Estado como espaço alternativo para ajuda.
O São Paulo compartilhou o ofício enviado ao Secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, em que oferece todas as estruturas pertencentes à instituição. Entre elas, está o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi.
O Club Athletico Paranaense cedeu às autoridades do Estado do Paraná e do Município de Curitiba a Arena dos Paranaenses e o CAT Alfredo Gottardi, para o uso que entenderem necessário neste processo de alta disseminação do vírus.
Justificando como “responsabilidade social”, o Botafogo de Futebol e Regatas também se prontificou a ajudar. O time utilizou o twitter para dizer que colocou a infraestrutura do Estádio Nilton Santos à disposição.
O vírus no país
Até este dia 19 de março, já foram contabilizadas, pelas Secretarias de Saúde, 612 infectados em 20 estados e no DF. Último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 621. Já são sete mortos no Brasil, cinco em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.
Segundo a previsão do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois), formado por pesquisadores da PUC-RJ, Fiocruz e Instituto d’Or, até o próximo dia 26, o número poderá subir até 25 vezes. Com isso, os registros podem chegar a 5 mil, sendo a maioria entre os paulistanos.