Confira dez curiosidades do futebol que talvez você não saiba

Foto: Reprodução/Amazonas Sem Fronteiras

Em meio a tanto caos que envolve o futebol devido ao coronavírus, o Rainhas trouxe dez curiosidades sobre o esporte que talvez você não saiba.

1- Você sabe qual o motivo para se comemorar o Dia do Futebol em 19 de junho? Bom, não há um motivo específico, mas a justificativa veio devido a data da fundação do primeiro clube brasileiro, o Sport Clube Rio Grande, criado em 1900.

2- A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada no Uruguai, no ano de 1930, e os anfitriões levaram o título da competição, vencendo a Argentina na grande final.

3- Desde que a Copa do Mundo foi criada, em 1930, o Brasil é o único país que participou de todas as edições do mundial. Além disso, a Seleção Brasileira é a maior campeã do futebol masculino, sendo a única com cinco taças do mundial.

4- A expressão ‘olé’ veio das touradas espanholas, quando o toureiro ‘dribla’ o touro enfurecido. Mas a primeira aparição nos estádios ocorreu com um time brasileiro, o Botafogo. A equipe era de muita qualidade e logo começou a irritar os adversários, que apelaram para as entradas duras. Para fugir delas, Garrincha e companhia começaram a dar apenas toquinhos na bola, colocando os mexicanos na roda, e aí a torcida foi ao delírio e gritou ‘olé’ pela primeira vez em um jogo.

5- A numeração dos uniformes só apareceu em 1933. Na Copa da Inglaterra, entre Everton e Manchester City, uma equipe numerou as camisas de 1 a 11, e a outra, de 12 a 22. No Brasil, a numeração foi implantada em 1947, e, em 1950, a ideia chegou à Copa do Mundo. A numeração facilitava a identificação dos jogadores para locutores, fotógrafos etc.

6- Os cartões só surgiram após uma confusão na Copa do Mundo de 1966. A Fifa implantou os cartões amarelo e vermelho após um jogo entre Argentina e Inglaterra, onde o capitão argentino Rattín contestou a marcação de uma falta com o árbitro alemão Rudolf Kreitlein. O juiz considerou a reclamação acintosa e expulsou o argentino. Rudolf utilizou gestos para indicar que Rattín havia sido expulso, mas o argentino não entendeu e negou-se a sair de campo.

Inspirado nas cores do semáforo — amarelo para reduzir velocidade e vermelho para parar —, o chefe dos árbitros na Copa de 1970, Keen Aston, teve a ideia de usar cores para sinalizar as penalidades. Antes disso, os árbitros usavam apenas o apito, voz e gestos para fazer as marcações.

7- Acredite se quiser, mas o primeiro jogo noturno não teve a iluminação de refletores ou postes de luz, mas sim de bondes. É, isso mesmo, bondes. Vinte deles ligaram seus faróis para a partida entre Associação Atlética República e Sociedade Esportiva Linhas e Cabos, disputada em um terreno da Light (atual Eletropaulo), em São Paulo.

8- Quem apelidou o Palmeiras de ‘porco’ foi o rival Corinthians. Em 1969, dois jogadores do Timão faleceram e o clube teve de pedir para a Federação Paulista a inscrição de mais dois atletas para a continuidade do campeonato daquele ano. O Palmeiras, contudo, foi o único time que se opôs ao pedido corinthiano. Para protestar contra a ‘sujeira’ palmeirense, a Fiel soltou um porco no Morumbi e gritou em provocação “dá-lhe porco”. Em 1986, a torcida do Verdão sucumbiu e acabou aceitando a provocação como símbolo, mascote e coro da equipe.

9- O maior número de expulsões já visto em uma partida de futebol brasileira ocorreu entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ pelo torneio Rio-São Paulo de 1954. Foram 22 jogadores expulsos depois de uma briga entre as duas equipes.

10- O brasileiro Ronaldinho Gaúcho é o único jogador da história do futebol a conseguir faturar a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões, a Copa Libertadores, além de ter sido eleito melhor jogador do mundo pela Fifa. Aos 13 anos, ele marcou 23 gols em uma partida, e esse foi o momento em que ficou conhecido pela mídia e olheiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s