Decreto-Lei n. 3. 199

Já que estamos no mês que todo mundo lembra que mulher existe, precisamos falar sobre a lei n. 3. 199.

Você já parou para se perguntar o porquê futebol e mulher são assuntos que por muitos anos ficaram completamente separados? Ou porquê o primeiro time feminino só veio a surgir muito tempo depois da prática esportiva?

Tudo que vivemos hoje não aconteceu do nada, faz parte de um machismo estrutural que mesmo depois de passado muitos anos, conquistado muitos direitos, ainda está enraizado na sociedade e na cabeça de muita gente. Quando o futebol surgiu, ele era considerado um esporte muito bruto para mulheres, elas eram proibidas não só de jogar como também de assistir.

É inadmissível pensar que tudo isso acontecia dentro das casas, com a convivência com os seus maridos, já é algo fora do normal. Mas, eu posso te provar agora que todo nosso alvoroço nesse assunto ainda é pouco diante de tudo que já fomos submetidas.

Você sabe o que dizia o decreto-lei 3.199 de 14 de Abril de 1941? Criado na Era Vargas, pelo então presidente, ficando vigente até 1983. Leitura forte e apavorante a seguir:


‘’Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país”

Durante muitos anos existiu uma lei que proibia as mulheres de praticarem esportes que eram ‘’incompatíveis’’ com as condições de sua natureza. Nós não éramos banidas somente do futebol, assim como de qualquer outra modalidade que fosse apta para corpos masculinos. Leis são penalidades que a justiça concede a quem fez um ato criminoso, mulher no esporte é crime? Você consegue digerir essa informação?

Sei que a realidade hoje é outra, mas reforço o quanto tudo conquistado foi com muita luta, precisamos lembrar de quantas mulheres nessa época lutaram para que hoje tivéssemos esse direito, e quantas mulheres no futuro nós iremos ajudar por estarmos hoje aqui reforçando o nosso lugar. Já que estamos no ‘’mês da mulher’’, te convido a passar esse texto adiante para todas as pessoas que já disseram coisas como: ‘’você sabe a regra do impedimento?’’

Não só sabemos, como a sofremos na pele. A verdadeira regra do impedimento é aquela que diz onde eu devo estar ou não.

Reprodução: Miga Esporte Clube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s