O primeiro jogo do Ronaldo com a camisa alvinegra aconteceu na Copa do Brasil, contra o Itumbiara

Ronaldo Luís Nazário de Lima, 43, é conhecido como um dos melhores jogadores que atuaram no mundo: um grande Fenômeno. Depois das passagens por grandes clubes europeus, pela Seleção, a conquista do pentacampeonato e as três vezes sendo melhor jogador do mundo (1996, 1997 e 2002), o carioca terminou sua jornada no esporte no ano de 2011, vestindo a camisa do Corinthians.
Sua estreia pelo clube do Parque São Jorge foi há onze anos, no dia 4 de março de 2009. Na ocasião, o time enfrentou o Itumbiara, de Goiás, pela Copa do Brasil. No estádio Juscelino Kubitschek, o Fenômeno entrou aos 22 minutos do segundo tempo, momento em que o placar já estava favorável à equipe – 2 a 0 para o Corinthians.
Neste dia, Ronaldo não conseguiu deixar sua marca. O feito aconteceu no dia 9 de março, quando enfrentou o Palmeiras pela primeira fase do Campeonato Paulista. O camisa nove foi solicitado pelo técnico Mano Menezes aos 18 minutos do segundo tempo, tendo a missão de ajudar a superar o placar de 1 a 0 para o rival.
Em uma cobrança de escanteio, aos 47 do segundo tempo, Ronaldo, que estava dentro da pequena área, conseguiu subir mais que o zagueiro e cabeceou a bola para o fundo do gol. Pelo significado da situação, o jogador foi até o alambrado, junto a outros atletas, para festejar.

A estrutura do estádio Eduardo José Farah, localizado em Presidente Prudente, não suportou a emoção e cedeu. Pelo lado positivo, ninguém ficou machucado com isto. Mas, de fato, deixou marcas a todos que presenciaram a cena – fazendo parte dela ou não.
No seu período no Timão, que durou até fevereiro de 2011, o grande nome da Copa de 2002 também foi importante. Conquistou, junto à equipe, dois campeonatos no ano de 2009 – Paulistão invicto e a Copa do Brasil –, além de marcar 35 gols em 69 partidas realizadas.
Números do Ronaldo no Corinthians
Estreia: 04/03/2009
Saída e encerramento de carreira: 14/02/2011
Partidas disputadas: 69
Títulos conquistados: 1 Campeonato Paulista invicto; 1 Copa do Brasil
Gols: 35