Clássico Vovô: O mais antigo do Brasil

Clássico Vovô: O mais antigo do Brasil. O apelido para o clássico, é fácil de ser compreendido.

Geralmente no futebol Brasileiro os confrontos entre os clubes costumam ter títulos ou são baseados nas sílabas dos nomes das equipes, e também, em algumas características dos times. Mas, o significado do ‘Clássico Vovô’ não se baseia em nenhuma dessas características.
O apelido vem por conta de ser o mais antigo do país, sendo disputado desde 22 de outubro de 1905.
O jogo entre Botafogo e Fluminense é um dos três mais antigos do continente americano, perdendo para Nacional x Peñarol e depois para Rosário Central x Newell’s Old Boys.

Como pioneiros do futebol carioca, Fluminense e Botafogo começaram com a base para que o esporte se estabelesse no Rio, onde o fundador do time tricolor trouxe bolas e livros com regras de futebol em 1897. E em 1902, ele idealizou a criação do Fluminense.
Depois de dois anos, o Botafogo Football Club surgiu, sendo que em 1942, o nome mudou para Clube de Regatas Botafogo.


O primeiro amistoso dos clubes aconteceu em 1905, mas no duelo, prevaleceu a maior experiência do Fluminense, com o time tricolor goleando o alvinegro por 6×0.
Em relação a jogos oficiais, o primeiro foi realizado em 1906, pelo Campeonato Carioca, com outra Vitória elástica do Flu: 8×0.


Essas grandes disputas sempre marcaram o clássico. Os dois times foram peças da maior batalha jurídica do futebol brasileiro: a decisão do campeão carioca de 1907.
O campeonato havia chegado ao fim com um empate entre os dois clubes na soma dos pontos, mas o Fluminense tinha maior saldo de gols, 10 contra 5 do Botafogo. Então, se declarou campeão, mas o rival não aceitou, exigindo um jogo de desempate que nunca aconteceu.


Essa disputa ficou nos tribunais por 89 anos. Em 1996, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), em decisão da administração, declarou os dois campeões de 1907.
Isso fez com que o hino do Botafogo “campeão desde 1910” mudasse para “campeão desde 1907”.
A taça Colombo então ficou dividida para os dois clubes.


A taça possui esse nome, pois ela foi ofertada pela Casa Colombo e tinha algumas características: sua posse era transitória, o clube não ficava com uma réplica e a posse estava condicionada à conquista do Campeonato por três anos seguidos.
E assim surgiu o ‘Clássico Vovô’.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s