Em noite de estreia, tricolor gaúcho venceu por 2 a 0, no Estádio Pascual Guerrero, com gols de Victor Ferraz e Matheus Henrique
Com estádio lotado e jogando fora de casa, o Grêmio usou a sua experiência e venceu o América de Cali por 2 a 0 na noite desta terça-feira (03), pelo grupo E da Copa Libertadores da América. A atuação da equipe gaúcha foi ao velho estilo copeiro, com um futebol digno de quem está disputando um torneio intercontinental.
Com bastante posse de bola e com três volantes em campo, o Grêmio abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, com gol do Victor Ferraz. Na cobrança, Lucas Silva chutou em cima da barreira, a bola passou e tocou em Diego Souza, até sobrar para Victor Ferraz finalizar cara a cara com o goleiro do América de Cali.

Segundo especialistas, o gol deveria ter sido anulado. Victor Ferraz estava em posição irregular e, por isso, o lance foi visto como impedimento. Porém, por não haver VAR na fase de grupos da Libertadores, o gol terminou sendo validado. O jogo continuou e a partir daí, o Grêmio esfriou e abriu espaços para o time colombiano pressionar, mas os chutes pararam na trave e também no goleiro gremista.
Para o segundo tempo, o técnico Renato Portaluppi precisou trocar o Maicon pelo Thaciano ao ver que o América de Cali estava jogando de forma mais disposta. Entretanto, Matheus Henrique marcou, logo no início da etapa final, o segundo gol do Grêmio. Um gol indefensável para o goleiro Chaux.

Renato ainda colocou Cortez e Paulo Miranda no lugar de Matheus Henrique e Pedro Geromel. O volante havia sentido durante a semana e foi preservado, já o zagueiro e capitão do time deixou o campo com dores e suspeita de lesão. A aflição fica ainda maior porque Geromel retornou recentemente, de uma cirurgia no joelho direito, sendo uma preocupação para o time gremista.
Felizmente, a saída do Geromel não interferiu tanto durante o jogo. Sem mais forças, o time colombiano chegava, mas não chegava com perigo. Tentou de todas as formas, mas o Grêmio segurou a pressão e mostrou seu estilo copeiro. Os jogadores gremistas honraram a camisa.
HISTÓRICO
O Grêmio já havia enfrentado o América de Cali, na Colômbia, duas vezes na Libertadores e perdeu em ambas. Uma delas foi em 1983, com a derrota de 1 a 0 que impediu que o Grêmio tivesse uma campanha invicta na competição. A segunda foi em 1996, pelo placar de 3 a 1.
O América de Cali passou cinco anos na segunda divisão do futebol colombiano e retornou no ano de 2017. Agora, a equipe disputa a Libertadores depois de 11 anos.
👏
CurtirCurtir