Futebol feminino na Suécia: mesmo servindo de exemplo para o Brasil, ainda não é aonde queremos chegar

O futebol feminino, de um modo geral, é desvalorizado como sabemos. Claro, ao longo dos anos, as coisas estão melhorando e as nossas meninas ficando mais evidente nas mídias. É clichê, mas ainda não chegamos lá. Falta muito.

Falando especificamente do futebol feminino BRASILEIRO, então… Existem situações inimagináveis dentro e fora de campo, que acontecem com os times brasileiros. Para se ter uma noção básica, ainda existem times amadores, por mais inacreditável que possa parecer, na série A2.

foto: Reprodução/Google

Ao contrário das mulheres do nosso país, as mulheres da Suécia estão em um nível um pouco acima. Enquanto no Brasil é uma burocracia pra montar e organizar UMA liga nacional de futebol feminino sequer, na Suécia, existe um torneio com OITO divisões. Vale lembrar ainda que a Suécia foi o país que acolheu nossa rainha Marta!

Óbvio, que mesmo tendo toda essa atenção para as mulheres, a maior audiência e maiores verbas vão para os homens. Curiosamente, a Suécia é um dos países que mais praticam a igualdade de gênero no ranking mundial. Imagine o Brasil, que não está entre os primeiros nessa lista!

Um dos ex times que Marta jogou, Rosengard, luta cada dia mais para manter o futebol feminino vivo. Várias campanhas são feitas e o contato com os torcedores é constante. Os salários no país sueco, para as mulheres, são melhores, é evidente. Mas, a gente não pode ter apenas isso como referência.

O futebol feminino brasileiro, merece MAIS. O país que tem uma mulher eleita SEIS vezes a melhor do mundo, merece muito mais do que apenas um salário mais alto. Podemos sim nos espelhar em outros países para se ter referência e crescer, mas o negócio é não parar por aí.

Enquanto isso, a luta é árdua e longa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s