Martinelli: joia ‘brazuca’ no velho mundo

Desde que estreou no Arsenal o ano passado, Gabriel Teodoro Martinelli Silva, mais conhecido como Gabriel Martinelli ou somente Martinelli, vem arrancando suspiros e admiração não só de torcedores, mas também de seus companheiros e adversários

Natural de Guarulhos (SP), Martinelli nasceu dia 18 de junho de 2001. Iniciou sua carreira em 2010, aos nove anos, jogando pelas divisões de base do Corinthians, onde atuou na maioria do tempo na equipe de futsal, até 2014. Os primeiros toques de Gabriel na bola aconteceram nas quadras, em 2010, quando não tinha completado sequer uma década de vida, na categoria sub-9 do Timão. Foram 66 gols só na Divisão Especial do Campeonato Metropolitano e outros 56 na Série Ouro do Estadual – 122 no total.

Depois de fazer a descoberta nos campos de futebol, e visando um projeto que poderia levá-lo à Inglaterra, o atacante seguiu rumo ao sub-15 do Ituano. Ele se mudou para o clube em 2015, depois de testes no Manchester United e Barcelona. Em sua primeira temporada, anotou apenas quatro gols e, na seguinte, ganhou espaço e acabou com 15 tentos em 19 partidas.

Em 4 de novembro de 2017, Martinelli assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, até outubro de 2022. Ele estreou profissionalmente no dia 17 de março de 2018, substituindo tardiamente o goleador Claudinho em uma vitória fora por 2 a 1; aos 16 anos e nove meses, ele se tornou o jogador mais jovem a estrear no clube neste século.

Martinelli marcou seu primeiro gol como profissional em 8 de setembro de 2018, na vitória fora de casa por 4 a 1 contra o Taboão da Serra, pela Copa Paulista de Futebol de 2018.

Definitivamente promovido para o primeiro time do Ituano no Campeonato Paulista de 2019, ele marcou seis gols durante a competição, sendo o artilheiro do clube ao chegar às quartas de final. Foi eleito a Revelação e entrou para a Seleção do Campeonato Paulista de 2019. Com números expressivos de gols, chamou a atenção de clubes ingleses.

No dia 2 de julho de 2019, assinou um contrato de cinco temporadas com o Arsenal. Estreou oficialmente no dia 11 de agosto, contra o Newcastle, pela primeira rodada da Premier League 2019–20. Ele saiu do banco de reservas e entrou no segundo tempo do jogo em que o Arsenal venceu por 1 a 0. Fez seu primeiro gol em jogos oficiais pelos Gunners no dia 24 de setembro de 2019, contra o Nottingham Forest, em jogo válido pela Copa da Liga Inglesa.

No dia 3 de outubro, pela Liga Europa, marcou duas vezes e ainda deu uma assistência para Dani Ceballos na goleada de 4 a 0 contra o Standard Liège. Martinelli manteve sua forma de marcar gols, deixando outro registro em uma vitória em casa por 3 a 2 sobre o Vitória de Guimarães. Na quarta rodada da Copa da Liga Inglesa, Martinelli marcou dois gols no empate em 5 a 5 contra o Liverpool. Seu desempenho recebeu elogios do gerente do Liverpool, Jürgen Klopp, que o chamou de “o talento do século”.

As performances de Martinelli fizeram com que ele fosse agraciado com o prêmio de “Jogador do Mês” do Arsenal em outubro, recebendo 75% do total de votos, derrotando Mattéo Guendouzi e Nicolas Pépé.

No jogo seguinte, Martinelli marcou em um empate fora de casa por 2 a 2 contra o rival londrino Chelsea; seu objetivo envolvia um sprint direto de 67 jardas pelo campo para registrar o primeiro empate do Arsenal. O objetivo fez de Martinelli o primeiro jovem abaixo de 20 anos a marcar 10 gols em uma única temporada para o Arsenal desde Nicolas Anelka.

Martinelli, com apenas 18 anos, tem dez gols em 21 jogos na atual temporada, e o Arsenal já pensa em elevar seus vencimentos, que hoje são de 10 mil libras (R$ 55 mil) por semana, para 30 mil libras (R$ 165 mil) também por semana.

Isso, sem dúvida, deverá render significativa valorização de seu futebol. Conforme o jornal inglês “Daily Mail”, o clube deverá triplicar seu salário, visando afastá-lo dos concorrentes.

Seleção Brasileira Sub-18

O bom desempenho nas categorias de base fez com que Martinelli ganhasse uma oportunidade na Seleção Brasileira. Em abril de 2019, ele foi convocado pelo técnico André Jardine para compor o elenco de 27 jogadores da Seleção Sub-18, em um novo projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em que categorias terão convocações segmentadas por idade, com o objetivo de dar experiência com a camisa da Seleção para um número maior de atletas.

Essa, porém, não foi a única experiência do jovem atacante com a Amarelinha. Em maio de 2019, a CBF decidiu encorpar os treinos da Seleção principal durante o período pré-Copa América e chamou 10 jovens. Entre eles, o destaque era Martinelli, que teve a oportunidade de trabalhar ao lado de Neymar, Gabriel Jesus, Casemiro, Richarlison e companhia.

Seleção Brasileira Sub-23

Após início arrasador pelo Arsenal, no dia 25 de outubro de 2019, Martinelli foi convocado pelo técnico André Jardine para a Seleção Sub-23, para a disputa do Torneio de Tenerife, na Espanha. Caçula com folga na lista de Jardine, o atacante de 18 anos tem dupla nacionalidade e recentemente foi procurado pela Itália para disputar a Euro Sub-19.

No dia 16 de dezembro de 2019, foi convocado para o Pré-Olímpico, na Colômbia, que aconteceu em janeiro de 2020. Porém, a pedido do Arsenal, no qual Martinelli vem sendo grande destaque, acabou sendo cortado do torneio.

Brasil ou Itália?

Martinelli tem passaporte italiano, e ainda prefere não falar sobre qual seleção defenderia.

O brasileiro Jorginho, atual volante do Chelsea e que enfrentou Martinelli no empate em 2 a 2 (quando o ex-Ituano marcou um golaço), cumprimentou a joia brasileira ao final do jogo. Sem meias palavras, Jorginho declarou que aguarda o jogador.

A gente está junto lá em março. Estamos te esperando lá”, em referência ao próximo compromisso da Seleção Italiana, que será contra a Inglaterra.

Jorginho tem cidadania italiana e é titular absoluto da Azzurra. Já Martinelli ainda não vestiu a camisa da Seleção principal do Brasil. Tímido e surpreso, Gabriel ouviu as palavras do colega e não respondeu, apenas sorriu.

Um comentário sobre “Martinelli: joia ‘brazuca’ no velho mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s