A partir de hoje, 91 times vão em busca do título da Copa do Brasil

Equipes de todas as regiões do país participam da 32ª edição da Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (5), a bola rolou pela 32ª edição da Copa do Brasil. No primeiro dia de competição em 2020, quatro partidas já foram e 11 ainda acontecerão. Divididos em grupos e fases, 91 times de todos os cantos do Brasil disputam o título.

A competição conta com oito fases, porém, 11 times já estão classificados para as oitavas de final após bom desempenho em 2019. Entre as 11 equipes, estão os times classificados para a Libertadores e os campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde.

AS FASES

A fase inicial da competição consiste em 40 confrontos de jogo único entre 80 clubes. Os jogos acontecem nos estádios das piores equipes classificadas no ranking nacional de clubes. Em contrapartida, a vantagem para o time visitante é que basta um empate para que ele avance até a segunda fase. Por isso, CRV-AL, Juventude-RS, Operário-PR e Santo André-SP, que jogaram às 15h30 e às 16h30, já garantiram vaga na segunda fase.

Entre hoje e amanhã, outros 30 times também disputarão a vaga na segunda fase. Na próxima semana, 42 times se enfrentarão. Desta forma, apenas metade das equipes jogarão partidas válidas pela segunda fase do campeonato.

O segundo ciclo da Copa do Brasil funciona assim: são 40 times em 20 confrontos de jogo único, com a definição de duelos e mando de campo em forma de sorteio. Nesta fase, o empate levará à decisão de pênaltis. Porém, a partir da terceira, serão dois jogos, de ida e volta.

Durante a terceira fase, 20 clubes se enfrentarão em dez partidas, com os duelos definidos por sorteio. Desta forma, os dez clubes classificados serão os times que somarem mais pontos ou, no caso de igualdade, maior saldo. Caso o saldo também seja igual, a disputa será definida nos pênaltis. A quarta etapa será a mesma organização, mas claro, com menos times em disputa. Neste caso, serão dez clubes para 5 partidas ida e volta.

Finalmente chegando às oitavas de final… Neste momento, a competição terá 16 clubes (cinco classificados da fase anterior e 11 que entram nesta etapa) em oito jogos de ida e volta. O esquema será o mesmo das demais fases, ou seja, os duelos e mandos de campo serão definidos por sorteio.

Nas quartas de final, serão quatro confrontos entre oito clubes (também de ida e volta), definidos em sorteio de chaveamento. A definição dos mandos de campo também são realizados por meio de sorteio. Na semifinal, serão dois duelos entre quatro times (ida e volta), com a mesma organização da etapa anterior.

Por fim, sagra-se campeão o time que vencer entre os duelos de ida e volta, com mandos definidos por sorteio. E aí, em que equipe você aposta neste ano?

Foto: Divulgação/CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s