10 curiosidades históricas sobre futebol que você provavelmente não sabia

Pode-se dizer que o futebol é o esporte com o maior número de apaixonados ao redor do mundo. Dados afirmam que ultrapassam os 3,5 bilhões de espectadores. Capaz de unir diferentes nações e etnias, o futebol se tornou, para muitas pessoas, muito mais do que apenas um jogo.

Com isso, o Rainhas do Drible separou algumas curiosidades que você talvez não saiba. Confira:

1. SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO  

Embora não se saiba ao certo nem quando, nem como ele surgiu, existem variadas versões:

  • China

Segundo o historiador Sima Qian, que viveu no século 1 a.C, o esporte nasceu cerca de 2.500 antes de Cristo na província de Linzi e era chamado de tsu-chu, “chutar bola”. Entretanto, ao invés de bola, eram usadas -por soldados- as cabeças daqueles que perdiam as batalhas. Com o tempo, foi substituído por bolas confeccionadas com bexiga de boi recheadas com penas de aves, mudança que serviu para popularizar os esportes em países como Vietnã, Coreia e Japão, onde recebeu o nome de Kemari.

  • Os Maias

Muitos historiadores acreditam que os Maias foram os pioneiros no futebol. Eles viviam na península de Iucatã (atual México) e por lá praticavam um jogo chamado pok-ta-pok. Usando os pés e as mãos, eles arremessavam bolas em direção a um círculo feito com seis placas de pedra. Atrás de tais placas, existia um templo onde o principal jogador do time perdedor era sacrificado.

  • Europa

Mais precisamente na Itália, o calcio storico fiorentino, em Florença no século 15, era formado por duas equipes de 27 jogadores, cujo objetivo era levar a bola até o bairro adversário, ou seja, o campo de jogo era quase a cidade inteira. A fim de manter a tradição, até hoje se realiza o calcio storico fiorentino entre quatro distritos de Florença e a final sempre acontece no Domingo de Páscoa.

Embora muitas pessoas pensem que a origem do futebol aconteceu na Inglaterra, vimos que não é verdade. Entretanto, foram eles os que mais contribuíram para o esporte, pois foi na Inglaterra que surgiram as regras.

2. OS CARTÕES 

Em 1966, em partida válida pela Copa do Mundo entre Inglaterra e Argentina, o capitão portenho Rattín foi expulso pelo árbitro alemão Rudolf Kreitlein após proferir uma série de reclamações. Alegando não entender o que o “apitador” dizia, o atleta se negou a sair de campo, até ser retirado por policiais.

Por isso, o membro do comitê de arbitragem da FIFA, Ken Aston, criou -inspirados nas cores do semáforo- os cartões amarelo (advertência) e vermelho (expulsão), que passaram a ser adotados em todo o mundo a partir do mundial de 1970, no México.

3. O FUTEBOL NO BRASIL

Charles William Miller era filho de um escocês que viera ao país para trabalhar na São Paulo Railway Company, primeira ferrovia paulista que, quando pronta, ligaria a capital ao litoral. Aos 10 anos foi enviado à Inglaterra para aprimorar seus estudos, ao voltar – uma década depois -, trouxe consigo: duas bolas, um par de chuteiras, alguns uniformes usados, uma bomba de ar e um livro com as regras do esporte pelo qual se apaixonou.

Graças a seu empenho junto aos clubes, em 14 de abril de 1895, ocorreu a primeira partida em solo brasileiro – Gás Company of São Paulo 2 x 4 São Paulo Railway Company -. Miller jogou pela equipe vencedora e marcou dois gols. Seis anos depois, ele criou a liga paulista de futebol – atual FPF – e já em 1902 aconteceu o primeiro campeonato oficial do Brasil, o Paulistão.

4. A GUERRA NO FUTEBOL

Em 1969, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, Honduras e El Salvador, literalmente, foram à luta. As seleções disputavam a única vaga do continente para o Mundial do ano seguinte. O caos político entre os dois países já estava instaurado e dias antes do confronto, os países já haviam rompido relações diplomáticas, porém quando a seleção de El Salvador ficou com a vaga, um conflito intenso foi gerado, durando quatro dias (graças à intervenção da OEA- Organização dos Estados Unidos) e resultou na morte de 2.100 pessoas.

5. O MAIS ANTIGO CLUBE DO MUNDO

Em 1857, o primeiro clube profissional foi fundado: Sheffield Football Club. Atualmente joga na Northern Premier League Division One East.

6. EM COPAS DO MUNDO…

Apenas 8 países no mundo já ganharam o torneio mais importante do futebol, sendo Brasil (5x), Alemanha e Itália (4x), França, Uruguai e Argentina (2x), Inglaterra e Espanha (1x).

Além disso, o Brasil é o único país que participou de todas as edições da Copa do Mundo, que começou em 1930.

7.  CAMISA COM A SUÁSTICA

Na temporada 1992-93 do Campeonato Italiano, a Fiorentina lançou uma camisa com detalhes geométricos, cujas linhas formam o símbolo da suástica nazista. Após partidas usando a camisa e com a agitação do povo, a Fiorentina se manifestou sobre a confusão, alegando que foi um erro gráfico. A camisa foi substituída por um modelo mais simples logo depois.

76187B19-79D1-4620-9C33-F3D83F2FBA49

8. A COPA DO BRASIL

A principal razão do surgimento desse campeonato, foi proporcionar à equipes humildes de todas as regiões do país a chance de enfrentarem os mais ricos e famosos times. Entretanto, o Brasil dentre as grandes nações futebolísticas, foi o último país a criar a sua Copa, apenas em 1989.

9. A PARTIDA (OFICIAL) COM MAIS GOLS DA HISTÓRIA  

Em 11 de Abril de 2001, entre duas seleções  internacionais, Austrália x Samoa Americana. A partida válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, terminou em 31 a 0 para a seleção australiana.

10. FUTEBOL FEMININO PROIBIDO NO BRASIL 

As mulheres eram proibidas de praticar futebol no Brasil entre 1941 a 1979, graças a um decreto-lei, instituído no governo de Getúlio Vargas, onde dizia: “Às mulheres, não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país”.

Extra: A brasileira, natural de Minas Gerais, Asaléa de Campos Fornero Medina – Léa Campos – foi a primeira mulher a apitar um jogo de futebol profissional do mundo, reconhecido pela FIFA.

 

Um comentário sobre “10 curiosidades históricas sobre futebol que você provavelmente não sabia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s