Goiás x Vila Nova disputam primeiro clássico do ano

Equipes se enfrentam pela primeira vez em 2020. Clube alviverde vive melhor momento

No próximo domingo (02), acontecerá o maior clássico do campeonato goiano: Goiás x Vila Nova. A Serrinha será palco de um grande encontro com torcida única, a partir das 16h, com transmissão da TV Anhaguera e no site do Globo Esporte.

Com cenários distintos, a disparidade entre as equipes é nítida. O Goiás se encontra na elite do futebol brasileiro e vai disputar a Copa Sul-Americana, a Copa do Brasil e a série A do Campeonato Brasileiro. Enquanto o seu adversário, o Vila Nova, sente o amargo gosto de disputar novamente a terceira divisão.

HISTÓRIA

Quando foi fundando em 6 de abril de 1943, o Goiás era um clube de origem da pequena burguesia. Em contrapartida, o Vila Nova, fundado 29 de julho se 1943, era um clube operário, formado por migrantes que tinham ido participar da construção da cidade de Goiânia, criando, assim, a rivalidade que refletia a divisão social da época.

O surgimento da equipe vilanovense superou a maior rivalidade clubística que existia até então, entre Atlético (um clube do bairro de Campinas) e Goiânia (clube dos funcionários públicos).

Até então, as equipes já se enfrentaram 305 vezes, onde 82 empates, 148 vitórias da equipe esmeraldina (com 456 gols marcados) e apenas 75 triunfos do Vila (com 321 gols marcados). Em jogos oficiais, a maior goleada foi a do Goiás, que ganhou de 6 a 1 do Vila Nova no dia 8 de fevereiro de 2009, em partida válida pelo Campeonato Goiano. O Goiás também chegou a vencer o Vila por 6 a 1 em 1957, em jogo válido pelo Campeonato Goiano de Amadores.

Do outro lado, a maior goleada do Vila Nova foi de 5 a 1 contra o Goiás, em 15 de julho de 1973, válida pelo Campeonato Goiano. Num amistoso realizado em 1979, o Vila chegou a vencer a equipe alviverde por 14 a 3, valendo o Troféu Ruy Brasil Cavalcante Júnior.

Dentro do campeonato, o Goiás é o maior campeão com 28 títulos e vice-campeão 22 vezes, enquanto o colorado conta com 15 títulos estaduais e ficou com a segunda colocação dez vezes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s