Até então, clube gaúcho foi quem mais buscou jogadores na janela de transferências
O ano começou e o mercado da bola segue em movimento. O Grêmio é um dos times que tem mostrado bastante empenho em suas contratações para este ano de 2020. Não há dúvidas de que o técnico Renato Portaluppi quer ver um time forte e entrosado. As contratações estão vindo, algumas, inclusive, dividem opiniões entre seus torcedores. Mas uma coisa é certa: cada contratação está sendo avaliada de forma minuciosa para não prejudicar o orçamento do clube no futuro.
De forma pontual, o Grêmio contrata onde precisa. Mantendo a base dos anos anteriores, o clube tem buscado jogadores que se enquadram no estilo da equipe jogar: com bastante toque e posse de bola. Até agora, foram sete novidades para 2020: o goleiro Vanderlei (ex-Santos), os laterais-direito Victor Ferraz (ex-Santos) e Orejuela (ex-Cruzeiro), o lateral-esquerdo Caio Henrique (ex-Fluminense), o volante Lucas Silva (ex-Cruzeiro), o meia Thiago Neves (ex-Cruzeiro) e o atacante Diego Souza (ex-Botafogo). Até então, o presidente Romildo Bolzan cumpriu sua promessa contratando para todos os setores do time.

Dentre as contratações, as que mais causaram agitação foi a de Thiago Neves e Diego Souza. Isso porque os torcedores alegam ser jogadores “acima da idade” e que, consequentemente, não vão render nada no time. “Eu gostaria de jogadores mais jovens e com maior potencial de revenda, mas o mercado está muito escasso”, opina o torcedor Daniel Ierke. Isso nos mostra que a nação tricolor esperava por nomes mais jovens no plantel. Ao contrário de Renato Portaluppi, que buscou, justamente, jogadores maduros que possam dar respostas e qualificar o time.
Alguns torcedores estão de acordo com o técnico. Para Lucas Cruz, ambas contratações foram boas. “São dois jogadores experientes. O Diego Souza tem técnica e sabe fazer gols. Já o Thiago Neves possui talento, habilidade e fácil movimentação em campo. Eles preenchem as necessidades do clube”, afirma o torcedor tricolor.
Em contrapartida, nomes como Victor Ferraz, Lucas Silva e Caio Henrique conseguiram agradar bastante à torcida de modo geral. “São realmente um achado no mercado e acredito que possam dar uma ótima resposta”, volta a opinar Daniel.
De acordo com Romildo Bolzan, o Grêmio possui todos os reforços necessários para a temporada. A direção gremista acredita que o plantel vem forte para enfrentar os desafios da Libertadores, Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Pode-se afirmar que o time do Grêmio vem muito mais qualificado em relação ao ano anterior. Mas será que já dá para competir com o elenco do Flamengo? Isso saberemos mais adiante.
A janela internacional de transferências ainda não fechou, portanto, pode-se afirmar que o Grêmio vai sim em busca de outros jogadores. Mas “quais” e “quando” ainda não é possível saber com exatidão. Com certeza o Tricolor Gaúcho vai estar atento ao mercado da bola sem fechar as portas do elenco.