Especial Copa do Nordeste: conheça algumas curiosidades da competição

Lampions League, Nordestão ou simplesmente Copa do Nordeste: um torneio arretado de bom e com suas características próprias

Foto: Alana Katrine/Rainhas do Drible

O start na Copa do Nordeste já foi dado. A edição de número 17 já pode e deve ser apreciada pelos torcedores e amantes do futebol. Que tal conhecer alguns fatos da história deste torneio?

Sabe o nome oficial da competição? Então, nem sempre foi assim, viu? A primeira edição reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi em 1994. A nossa querida Lampions, originalmente, se chamava Taça Governador Geraldo Bulhões, que, na época, era governador de Alagoas, e foi realizada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF). A CBF, curiosamente, só começou a organizar o torneio a partir de 1997.

O Nordestão, nos anos 2000, chegou a ser considerado o campeonato com maior média de público de todo o país. É, meu amigo, a torcida nordestina nunca brinca em serviço.

Mas apesar do bom público nos estádios e de toda a importância que o torneio estava ganhando no cenário nacional, a CBF decidiu cancelá-lo alegando falta de datas no calendário brasileiro. O calendário nacional do futebol já é extremamente difícil hoje, naquela época não ia ser diferente. Seis anos depois, em junho de 2010, a Copa finalmente voltou. E voltou com força!

De dez anos pra cá, muita coisa mudou, menos o charme que apenas essa Copa tem. É incrível a força que vem das arquibancadas nordestinas.

Foto: Reprodução/Google

A fase de grupos continua rolando. Neste sábado (25) a bola vai rolar novamente. Serão grandes jogos para quem gosta de um bom espetáculo com a bola.

Confira os jogos de amanhã:

  • Santa Cruz X Bahia
  • E.C. Vitória X Fortaleza
  • America-RN X Botafogo-PB
  • CSA X Sport Recife
  • Confiança X ABC
  • Ceará X Frei Paulistano

Comidas típicas, músicas dançantes, um São João para ninguém colocar defeito, praias paradisíacas e, além de tudo isso, o futebol. Isso é Nordeste! Animados para mais uma edição desse torneio incrível e cheio de características próprias? Vamos nessa!