Federação Paulista de Futebol incentiva participação de mulheres nos estádios

Com campanha apoiada pelos times do Paulistão, #ElasNoEstádio busca trazer público feminino nas arquibancadas

A pesquisa quantitativa do Datafolha apontou apenas 14% de mulheres presentes nos estádios para assistirem aos jogos do Campeonato Paulista. Com dados tão alarmantes, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os 16 times integrantes da competição se uniram por um só propósito: mudar estes números a partir de uma iniciativa que proteja e apoie as torcedoras nas arquibancadas, o #ElasNoEstádio.

 Para lançar o projeto, a Federação trouxe uma estratégia diferente. Apenas as mulheres da imprensa puderam fazer parte da coletiva em que a diretora de futebol feminino e embaixadora da campanha, Aline Pellegrino, e a coordenadora de Marketing do Botafogo – SP, Laura Louzada, explicaram sobre a ação. Os homens ficaram em uma sala separada, assistindo pela TV toda a entrevista. Apenas no término, foram autorizados a falar com as organizadoras e porta-vozes.

O motivo da ausência delas

Não é pela preferência de campeonato ou por não gosta de futebol. As mulheres, desde as que nunca foram e até as que são assíduas, afastam-se das arquibancadas por mitos sociais que rotulam o local como não adequado para a presença delas.

Esta informação veio a partir do levantamento do Ibope, feito em dezembro de 2019, a pedido da Comissão de Comunicação e Marketing da FPF e dos times do Paulistão. Como análise, trouxeram depoimento das torcedoras que apontaram a falta de companhia e incentivo como causa comum de não irem aos jogos.

Mudando a página

A FPF tem como objetivo realizar um atendimento especial às mulheres, com a presença de delegadas nos jogos da capital paulistana, para que, efetivamente, elas se sintam seguras em relatar assédios ou qualquer tipo de violência ocorrida neste ambiente. Também incentivarão aos grupos de torcedoras para que elas possam ir, cada vez mais, juntas aos jogos. Além disso, vão abrir um canal de comunicação exclusiva para que possam relatar críticas, sugestões ou ocorrências. Para entrar em contato, é só enviar um e-mail para elasnoestadio@fpf.org.br.

Além da Federação, os clubes também se comprometeram em mapear estratégias, ao longo do ano, para que a presença feminina seja cada vez mais frequente nas arquibancadas, independente do campeonato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s