Será a primeira vez na história que os clubes de Porto Alegre se enfrentam na decisão do torneio.
Na noite desta quarta-feira (22), o Grêmio venceu o Oeste por 1×0 com gol no final, e garantiu o maior clássico gaúcho na decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O GreNal acontecerá no próximo sábado (25), no dia do aniversário da cidade de São Paulo, às 10h, no estádio do Pacaembu. Na terça-feira (21), também em Barueri, o Internacional venceu o Corinthians por 3×1 e foi o primeiro garantido na final.
Após 22 anos o Internacional conseguiu voltar a uma final da Copinha. A última final do time colorado havia sido em 1998, quando o título foi conquistado diante um time de Campinas: Ponte Preta, nos pênaltis, com o zagueiro Lucio brilhando em campo.
O time gremista foi finalista do principal torneio brasileiro de base em 1991, quando perdeu para a Portuguesa. Essa será a primeira vez em que os dois clubes se enfrentaram na decisão do torneio. O Grêmio disputará a sua segunda final. Já o Inter vai para sua sexta decisão busca o seu quinto título da competição: venceu em 1974, 1978, 1980 e 1998, e em 1972, foi derrotado pelo Nacional – SP.
