A Federação Amazonense de Futebol (FAF) lançou na última sexta-feira (17), o Campeonato Amazonense de 2020. O Barezão inicia-se nesta terça-feira com a partida entre o atual campeão, Manaus, e São Raimundo na Arena da Amazônia.
O campeonato é dividido em dois turnos com sete rodadas cada e fase final, entre semi e a grande final. Os times disputam vagas para a Copa do Brasil, Copa Verde e série D. O campeão será decidido entre o vencedor do primeiro e segundo turno.
Em 2019, o Barezão teve isenção por parte do governo amazonense, por meio da Faar (Fundação Amazonas de Alto Rendimento), na cobrança de aluguel pelo uso dos estádios e quadro móvel.
A ideia do poder público foi incentivar as equipes locais e gerar uma economia de recursos, que poderá ser investidos pelos próprios clubes na contratação de jogadores, infraestrutura e compra de material.
No lançamento, o presidente da FAF, citou a estrutura e a expectativa para o campeonato. Edson Rosas Jr, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (Tjdam), ressaltou a profissionalização dos clubes e valorizou a presença do torcedor do interior do estado.
A final do primeiro turno está marcada para o dia 29 de fevereiro e o início da segunda etapa para o dia 04 de março com a partida entre Peñarol e Princesa de Solimões.
