Campeonato Paranaense: tabela, regulamento e curiosidades

Athletico é o atual bicampeão da competição, Coritiba é o maior vencedor

Athletico-PR, Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Operário-PR, PSTC, Paraná, Rio Branco, Toledo e União Beltrão são as 12 equipes que participarão da 106ª edição do Campeonato Paranaense. Neste sábado (18), a competição começou com o atual campeão, Athletico, em campo. O Furacão enfrentou o União, e venceu por 3 a 1. Os demais times se enfrentaram no domingo (19) e encerraram a primeira rodada do campeonato.

Confira os resultados e a classificação da primeira rodada:

Foto: Reprodução/Globoesporte.com

Em 2020, o estadual muda em relação ao dois últimos anos.  A competição acontecia em duas taças, que levavam o nome de grandes paranaenses do futebol. Nas duas edições com este formato, Caio Júnior, Dionísio Filho, Barcímio Sicupira e Dirceu Krüger foram homenageados.

O campeonato pareceu ficar mais competitivo com esse formato: nas duas taças, os doze times eram divididos em dois grupos, nos quais se classificavam as duas melhores equipes. Os classificados se enfrentavam nas semifinais, e depois na final. As equipes vencedoras de cada taça se enfrentavam em uma grande final, e o ganhador se consagrava campeão paranaense. Porém, após dois anos, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) decidiu voltar ao formato “tradicional” da competição.

Regulamento

Na primeira fase os clubes se enfrentam em turno único. Classificam-se para o mata-mata os oito melhores clubes. Nas quartas de final, os confrontos são definidos de acordo com a classificação das equipes na tabela. O primeiro encara o oitavo, o segundo pega o sétimo, e assim por diante. Na semifinal, as equipes classificadas se enfrentam em jogos de ida e volta, e os adversários são definidos da seguinte forma: o classificado de primeiro x oitavo recebe quem passar de quarto x quinto. E o classificado de segundo x sétimo enfrenta quem passar de terceiro x sexto. A final também acontece em turno e returno.

Os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira fase (11º e 12º colocados) caem de divisão.

História do campeonato

O Campeonato Paranaense teve sua primeira edição realizada em 23 de maio de 1915. Segundo a Gazeta Esportiva, o primeiro jogo do campeonato contou até com champanhe antes da bola rolar. Internacional e América, que mais tarde se juntaram e formaram o Athletico-PR, foram as equipes estreantes.

Em um domingo pela manhã, na praça de esportes da baixada do Água Verde, o Internacional derrotou o América por 2 a 0, pela rodada de abertura do campeonato daquele ano. O Internacional venceu a primeira edição do Paranaense, e, com o decorrer dos anos, outras equipes foram criando sua hegemonia no estado. Conheça agora a lista de campeões do Paraná:

O clube mais vitorioso do Paraná, é o Coritiba, com 38 títulos. O 1º título veio logo na 2º edição do campeonato em 1916. Em segundo lugar, está o Athletico Paranaense, com 25 títulos. Em terceiro, o CA Ferroviário, time já extinto, com 8 títulos. Paraná Clube e Britânia (também extinto) conquistaram 7 títulos cada. O Londrina foi vencedor em 4 edições.

Palestra Itália, Grêmio Maringá e Pinheiros, todos extintos, também levantaram a taça. Palestra e Maringá foram campeões três vezes cada, e o Pinheiros, duas. As equipes com apenas um título no campeonato são: Operário de Ponta GrossaParanavaí , Cascavel ECÁgua VerdeEC Comercial de Cornélio ProcópioCA Monte AlegreAmérica-Paraná SCInternacional.

Curiosidades

A Tribuna do Paraná reuniu uma série de curiosidades sobre esta edição do Campeonato Paranaense. Confira algumas delas:

  • Gabriel Kazu, volante do Paraná Clube de 20 anos, nasceu no Japão e recebeu o nome em homenagem ao lendário atacante japonês, que surpreendentemente, até hoje, aos 52 anos está na ativa defendendo o Yokohama. O Kazu original passou pelo Brasil e foi campeão com o Coritiba em 1989;
  • O Cascavel CR, time do interior do Paraná, realizou uma peneira para o Estadual. 50 atletas participaram, e seis foram selecionados para o grupo que está participando do Paranaense;
  • Nas últimas três décadas, o título foi para o interior apenas cinco vezes;
  • O Cianorte é muito reconhecido pelo feito de 2005, quando, com apenas cinco anos de existência, venceu o poderoso Corinthians, de Tévez e companhia, pela Copa do Brasil, pelo placar de 3 a 0 – com direito a gol de bicicleta e olé da torcida.
  • O estádio Estradinha, do Rio Branco, foi o último estádio que Pelé jogou como amador em sua vida. Após vencer a equipe da casa, o Rei do Futebol assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos.

O Campeonato Paranaense conta com mais uma novidade nesta edição: seus jogos estão sendo transmitidos apenas pela DAZN, maior serviço de streaming de esportes do mundo.

Foto: Arte/Globoesporte.com

Um comentário sobre “Campeonato Paranaense: tabela, regulamento e curiosidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s