Morre no Rio de Janeiro Marilene Dabus, primeira mulher a cobrir futebol no Brasil

Aos 80 anos, morre jornalista popularmente conhecida como a “moça do Flamengo”

O jornalismo brasileiro teve na última sexta-feira (17) uma perda significativa. Marilene Dabus, primeira mulher a cobrir futebol no país, morreu aos 80 anos, no Rio de Janeiro, vítima de câncer.

A moça do Flamengo, como ficou conhecida, quebrou tabus em meio ao machismo dos anos 60, ao surgir no jornalismo esportivo após participar de um programa de conhecimentos sobre o Flamengo. Com a grande maestria que teve na TV Tupi, a jornalista foi chamada para ser setorista do clube no jornal “Última Hora.”

Anos depois, ela se tornou vice-presidente de comunicação do clube, sendo fundamental para o crescimento da torcida nos anos 80. Entre as várias experiências, Marilene também acompanhou a seleção brasileira que se preparava para a disputa da Copa do Mundo do México, em 1970.

Em dezembro do ano passado, ela lançou sua autobiografia, “A Moça do Flamengo”, em parceria com o escritor e jornalista Marcos Eduardo Neves. Em 140 páginas, ela conta passagens de sua vida e a relação com bastidores de momentos icônicos na história do rubro-negro carioca. Se, hoje, a presença de mulheres no dia a dia da crônica esportiva é realidade, se deve muito a Marilene.

O Flamengo lamentou o ocorrido e reforçou a importância que a mulher teve tanto na história do clube, quanto do jornalismo esportivo por meio das redes sociais.

Um comentário sobre “Morre no Rio de Janeiro Marilene Dabus, primeira mulher a cobrir futebol no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s