Convênio coletivo é firmado na Espanha e abre portas para o futebol feminino

Acordo vai render 500 mil euros por temporada a cada clube da primeira divisão e 100 mil para os clubes da segunda divisão do Campeonato Espanhol Feminino

Desde o dia 16 de novembro de 2019, diversas jogadoras da primeira divisão espanhola entraram em greve. O motivo? A imposição de salários mínimos, horas de trabalho adequadas, férias regulamentadas, entre outros direitos. Nesta quarta-feira (15), a Associação de Clubes de Futebol Feminino (ACFF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) conseguiram, por fim, chegar a um acordo.

Com a assinatura do convênio coletivo, o futebol feminino espanhol conseguiu um feito inédito. Agora, os clubes da primeira e segunda divisão da categoria vão poder participar do programa da RFEF denominado “Élite Futebol Feminino”, cujo objetivo é fazer com que o futebol feminino espanhol possa participar e alcançar os melhores resultados possíveis nas competições internacionais (Mundial, Eurocopa, Jogos Olímpicos, etc), intensificando a profissionalização das jogadoras e incentivando à outras atletas e também torcedores a acompanharem a categoria.

Como resultado, as jogadoras vão ter valores salariais maiores. Além disso, o acordo também encerra a polêmica sobre a transmissão dos campeonatos. A cada rodada, dois jogos passarão a ser transmitidos pela emissora responsável pelos direitos audiovisuais.

Para conseguir a tão sonhada e merecida assinatura do convênio coletivo entre as entidades envolvidas, foram necessárias mais de 20 reuniões. Isso só nos mostra o quanto o futebol feminino ainda caminha a passos curtos para a profissionalização, sendo um problema em quase todos os lugares do mundo. Mas isso não o exclui o fato de que o interesse pelo futebol feminino, ainda assim, está crescendo em um ritmo superior em relação aos demais esportes.

Outras iniciativas como esta precisam ser tomadas para que melhores condições de trabalho também seja um direito delas.

Foto: Reprodução/Twitter AFE

Um comentário sobre “Convênio coletivo é firmado na Espanha e abre portas para o futebol feminino

  1. Nossa que boa noticia 🙏👍 eu tava torcendo muito pra que isso acontecesse logo, elas merecem muito e a @primeiraiberdrola e a RETRO IBERDROLA é um campeonato muito bom de se acompanhar. E quero agradecer muito a vocês por divulgar essa noticia, muito obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s