A força do futebol nordestino para 2020

A força dos times nordestinos vem em uma onda de crescimento que não se via há bastante tempo no futebol brasileiro. Times contratando jogadores que, há alguns anos atrás, não podíamos nem sequer imaginar jogando nos clubes do Nordeste.

O fato é que, os times do eixo RJ-SP, sempre foram prioridade dos atletas. Dos mais novos até os mais experientes. Os grandes do sul também sempre levaram vantagem nessa questão, mas, qual era o argumento? Salários altos? Estrutura? Visibilidade? Ascensão para uma carreira futura?

Pode se dizer que eram todos esses fatores. Antes, os clubes do nordeste eram vistos apenas como times que revelavam talentos escondidos. Claro, não só os nordestinos, mas, todos sabemos do quão preconceituosos são alguns meios de comunicação quando se falam de jogadores e clubes desta região do país.

O E.C Bahia, por exemplo, está na elite do futebol há alguns anos. Representa o futebol arretado do nordeste como ninguém. Joga dentro e fora das quatro linhas, lutando por causas importantes. Inclusive, o fato de que, no nordeste também existem times competitivos para as competições nacionais.

A estrutura, o marketing, o salário em dia… Tudo isso conta para que os jogadores escolham os times dessa região hoje. Começando pelos técnicos. Um exemplo de grande importância é Rogério Ceni, que renovou contrato com o Fortaleza recentemente.

Foto: Reprodução/Google

Rogério, junto à torcida leonina, levou o Tricolor do Pici à sua primeira disputa internacional da história, a Sul-Americana. Desbancou times que sempre estavam brigando por uma vaga nesse torneio, e acabou o Brasileirão entre os 10 primeiros colocados.

No começo da temporada de 2019, o Fortaleza estava em algumas listas de prováveis times que lutariam para não cair. Ao final do ano conseguiu não apenas consolidar a vaga na elite, como desbancou times tradicionais na temporada.

Ainda falando do futebol cearense, o Ceará, recentemente anunciou a contratação do goleiro Fernando Prass que, antes defendia o Palmeiras. Algumas temporadas atrás, seria inviável a contratação de um goleiro deste nível. Prass faz parte de um grande pacote de contratações pra temporada de 2020, incluindo Rafael Sobis, ex atacante colorado.

É notório o quanto o futebol do nordeste cresceu. Disputando jogadores com clubes tradicionais e, mais importante, tendo êxito nas negociações. Que continue assim, afinal, não é apenas festa na arquibancada que os clubes nordestinos sabem fazer.

Um comentário sobre “A força do futebol nordestino para 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s