Definidos os confrontos das oitavas de final da UEFA Champions League

Em sorteio realizado na manhã desta segunda-feira em Nyon, na Suíça, foram decididos os confrontos das oitavas de final da UEFA Champions League, dando início à fase de mata-mata da competição. As partidas estão marcadas para os dias 18, 19, 25 e 26 de fevereiro de 2020  para os jogos de ida e para os dias 10, 11, 17 e 18 de março para os jogos de volta.

champions league.matéria
Foto: Reprodução /UEFA Champions League

O grande destaque ficou para o confronto entre Real Madrid e Manchester City. Além do encontro entre merengues e citizens, as oitavas também terão: PSG X Borussia Dortmund, Valencia X Atalanta, Liverpool X Atlético de Madrid, Bayern de Munique X Chelsea, Tottenham X RB Leipzig, Barcelona X Napoli e Juventus X Lyon.

Por terem se classificado no primeiro lugar do grupo na fase anterior, PSG, Bayern de Munique, Manchester City, Juventus, Liverpool, Barcelona, RB Leipzig e Valencia decidirão os duelos em casa.

Por dentro dos confrontos

Manchester City X Real Madrid

Talvez o confronto mais esperado das oitavas de final. O Manchester City se classificou bem no grupo C, com quatro vitórias e dois empates. Por ter um grupo com Atalanta, Shakhtar Donetsk e Dínamo de Zagreb, já se imaginava que os ingleses se classificariam em primeiro lugar. Já o time de Zinedine Zidane teve um pouco mais de trabalho no grupo A, com PSG, Club Brugge e Galatasaray. Ficou com a segunda colocação, com três vitórias, dois empates e uma derrota.

Os dois times vivem momentos diferentes do usual em seus respectivos campeonatos nacionais. Enquanto o Real Madrid  corre atrás do título da LaLiga e do líder Barcelona, o Manchester City tem algumas dificuldades na Premier League. Além da grande fase do Liverpool, o Leicester também vive um momento surpreendentemente bom, fazendo temporada tão boa quanto a  de 2015-2016, em que foi campeão.

PSG X Borussia Dortmund

Um confronto que, dependendo da fase que os times estarão, pode ser bem disputado. O PSG se classificou em primeiro lugar do grupo A, com Real Madrid, Club Brugge e Galatasaray. Dos seis jogos da fase de grupos, foram cinco vitórias e um empate.

Já os alemães tiveram uma bela dose de emoção na classificação. Para conquistar a segunda posição do grupo F, teve que esperar até a última rodada para ganhar do Slavia Praha e torcer para o Barcelona empatar ou ganhar da Inter de Milão. Os aurinegros terminaram a primeira etapa da Champions com três vitórias, um empate e duas derrotas.

Levando em conta o momento atual, o PSG chega bem favorito para o confronto. Não só por jogar bem na Ligue 1, onde tem sete pontos de distância para o segundo colocado Olympique de Marselha, mas pela campanha na Champions League também. O Dortmund está em terceiro lugar na Bundesliga, atrás de Borussia Mönchengladbach e RB Leipzig.

O que pode dar um pouco de alívio aos alemães, além dos jogos serem só em 2020, é a história do PSG nas oitavas de final da Champions. Na temporada passada, os franceses passaram em primeiro lugar em um grupo com o Liverpool, e nas oitavas, em confronto contra o Manchester United, ganhou o primeiro jogo por 2 a 0 e perdeu o segundo por 3 a 1, sendo eliminado por conta dos gols fora. Portanto, não adianta apontar favoritos antes da hora. Cada jogo é um jogo.

Valencia X Atalanta

Um jogo  que promete ser bem disputado. O Valencia conseguiu se classificar em primeiro colocado do grupo H, com Chelsea, Ajax e Lille. Na última rodada, venceu o Ajax fora de casa por 2 a 0 e viu o Chelsea ganhar do Lille por 2 a 1 em casa. A campanha na competição é de três vitórias, dois empates e uma derrota. A Atalanta também conseguiu sua classificação na última rodada. Precisava vencer o Shakhtar Donetsk na Ucrânia e conseguiu arrancar um 3 a 0 fora de casa.

Nos campeonatos nacionais, ambos fazem campanhas parecidas. O Valencia permanece na oitava colocação na LaLiga, com 27 pontos em 17 rodadas, e a Atalanta é a sexta colocada na Série A, com 28 pontos em 16 jogos.

Barcelona X Napoli

Mais um confronto de espanhóis e italianos. O Barcelona passou em primeiro lugar no grupo F, com quatro vitórias e dois empates. Já o Napoli passou em segundo no grupo E, com três vitórias e três empates.

Apesar de ser o líder da LaLiga, o Barcelona não joga aquele futebol de encher os olhos que estamos acostumados. O técnico Ernesto Valverde vem sofrendo duras críticas. Porém, do outro lado, o Napoli também não vive um grande momento. O treinador Carlo Ancelotti foi demitido e Gattuso é o novo comandante.

Os dois times vivem momentos de indefinição, que podem mudar até fevereiro.

Liverpool X Atlético de Madrid

Outro confronto que dependerá muito da fase que os dois times estarão. O Liverpool se classificou como primeiro no grupo E, que tinha Nápoli, RB Salzburg e Genk. A campanha terminou com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Já o Atlético de Madrid ficou em segundo no grupo D, com Juventus, Bayer Leverkusen e Lokomotiv Moscou. A classificação veio após três vitórias, um empate e duas derrotas.

Na Premier League, o Liverpool é o líder com 10 pontos de vantagem do segundo colocado Leicester. Na LaLiga, o Atlético é o quinto colocado, com 29 pontos em 17 jogos e está a seis do líder Barcelona.

Vale lembrar que o Liverpool tem uma agenda bem corrida para o final de ano, com jogos importantes na Premier League, na Copa da Liga Inglesa e o Mundial de Clubes. O Atlético de Madrid tem um jogo no dia 22 e volta no dia 4 de janeiro.

Bayern de Munique X Chelsea

O reencontro dos finalistas de 2012 e de times que estão em grandes fases. O Bayern é, por enquanto, o único invicto na competição, com seis vitórias nos seis jogos pelo grupo B. Já o Chelsea teve ajuda do Valencia para se classificar em segundo lugar do grupo H. A campanha do time de Frank Lampard foi igual a do Valencia, porém os blues tomaram mais gols do que os espanhóis.

Apesar da grande temporada na Champions, na Bundesliga o Bayern permanece na atual sexta colocação, atrás de times como RB Leipzig, Borussia Mönchengladbach e Borussia Dortmund. Já o Chelsea é o quarto colocado na Premier League, atrás de Liverpool, Leicester e City.

Um fator que pode afetar um pouco a disputa é que a Bundesliga tem uma parada de inverno entre o final de dezembro e o início de janeiro e a Premier League tem as famosas rodadas de Natal e Ano Novo.

Tottenham X RB Leipzig

Mais um confronto entre ingleses e alemães de times que vivem grandes fases. O RB Leipzig terminou a fase de grupos em primeiro no grupo G, que também tinha Lyon, Benfica e Zenit. Fechou a primeira fase com 11 pontos de três vitórias, dois empates e uma derrota. O Tottenham acabou em segundo do grupo B, com Bayern de Munique, Olympiacos e Estrela Vermelha. Finalizou a fase com três vitórias, um empate e duas derrotas.

Na Bundesliga, o Leipzig faz uma temporada incrível e é o atual líder, disputando ponto a ponto com o Borussia Mönchengladbach. Já o Tottenham melhorou bastante com a chegada de José Mourinho. É o quinto colocado da Premier Legue, atrás do Chelsea.

Além da parada de inverno, o RB Leipzig precisa manter o ritmo para o ano que vem, não deixando os grandes de Dortmund e Munique encostarem. Isso pode afetar o confronto em fevereiro.

Juventus X Lyon

Mais um confronto que, dependendo da fase que os times estão, pode ser bem disputado. A Juve passou em primeiro no grupo D, com cinco vitórias e um empate. Já o Lyon passou em segundo do grupo G, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

A Velha Senhora não vive um momento ruim na Série A. É a segunda colocada, atrás da Inter de Milão por conta do saldo de gols. Já a fase do Lyon é um pouco pior. Ele é o oitavo colocado na Ligue 1, com 10 pontos de diferença para o segundo colocado.

Novamente, depende muito do momento que os times vivem. Como os jogos são só ano que vem, não dá para cravar o ganhador do duelo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s