Brasileiro feminino Sub-16 começa com boas vitórias

Torneio foi criado pela CBF neste ano para desenvolvimento do futebol feminino no Brasil, e já se encontra na terceira rodada. Final acontece no dia 15 de dezembro

A primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16 começou neste sábado (7), em Minas Gerais, e foi marcado por clássicos paulistas e, para muitos, um certo clima de improviso. Corinthians e Santos, São José e São Paulo se enfrentaram na primeira rodada de jogos do campeonato.

Com vitórias do Corinthians por 1 a 0 e o São Paulo por 2 a 0, todos os clubes participantes da competição receberam o convite por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em setembro deste ano. É válido salientar que somente em 2019, o Brasil iniciou investimentos na base do futebol feminino. Grande parte dos clubes não possuíam times, até então, para disputar a competição.

Nesta quarta-feira (11) aconteceu a terceira rodada do campeonato, com os seguintes resultados: Cruzeiro 1 a 1 Corinthians, Avaí/Kinderman 1 a 1 Internacional, São José 1 a 2 Grêmio, São Paulo 0 a 1 Vitória, e as goleadas do Santos em cima do Flamengo por 2 a 7, e da Ferroviária contra o Audax, por 4 a 2.

O torneio conta com 12 clubes: Flamengo/Marinha, Cruzeiro, Santos, Corinthians, Avaí/Kindermann, Ferroviária, Audax, Internacional, São José, São Paulo, Vitória- BA e Grêmio. Os clubes escolhidos pela CBF foram os oito melhores classificados da série A1 e os quatro melhores da série A2 do ano de 2019. O Palmeiras recusou o convite que foi repassado ao 9° colocado (Vitória-BA) e aceito.

O campeonato é dividido inicialmente em três grupos de quatro clubes, que foram sorteados no dia 18 de novembro na sede da CBF. Eles se enfrentam em um único turno. Os dois melhores seguem para a semifinal em partida única. Os finalistas se enfrentam no dia 15 de dezembro e os perdedores da semifinal disputam a terceira colocação.

A competição, como já falado, está sendo disputada em Minas Gerais, no SESC Alterosas, na capital Belo Horizonte, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, região central e na Arena do Calçado, em Nova Serrana no centro-oeste mineiro. A primeira rodada aconteceu no dia 7 de dezembro. A segunda foi disputada na última segunda-feira (9) e a terceira aconteceu hoje (11). A final será no dia 15 de dezembro. Todos os jogos têm transmissão ao vivo pelo aplicativo Mycujoo.